Estudos sobre o capital da Ciência de estudantes da rede pública do estado do Rio de Janeiro:

relações entre atitudes familiares e construção de identidade científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8363

Palavras-chave:

Capital cultural, Capital social, Educação para a Cidadania, Ensino de Ciências.

Resumo

A queda no interesse de estudantes por carreiras científicas é uma questão de preocupação para as nações em desenvolvimento. Ela é acentuada quando se consideram estudantes oriundos de grupos minoritários, necessitando-se de esforços para aumentar seu envolvimento nas ciências e promover a justiça social. Nosso estudo empregou uma versão traduzida do questionário elaborado por pesquisadores britânicos para a quantificação do capital da Ciência para identificar variações nas aspirações científicas entre estudantes de escolas com diferentes perfis em relação às ciências. Os dados indicaram diferenças estatisticamente significativas entre dois grupos escolares, com alunos de uma escola da rede federal obtendo pontuações maiores que estudantes de escolas de Ensino Médio da rede estadual. É importante ressaltar que o capital cultural familiar desempenhou um papel significativo na formação da identidade científica destes estudantes. O questionário provou ser, assim, um instrumento eficaz para extrair dados sobre as aspirações científicas dos estudantes participantes da pesquisa. 

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Biografia do Autor

Paulo Mileo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ciências, em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PgQu) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É especialista em Divulgação e Popularização da Ciência formado na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ) e também em Ações Poéticas e Educacionais na Contemporaneidade através da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Está doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) no Instituto NUTES da UFRJ, pesquisando Educação do Campo, Pedagogia da Alternância e Agroecologia.

Joaquim Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e em Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (2018). Realizou mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Realizou estágio pós-doutoral no University College London (2004-2005). Atualmente é professor associado do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dedica-se à área de Ensino de Química no IQ/UFRJ, tendo como objeto de pesquisa o enfoque CTS no Ensino de Química e o desenvolvimento de materiais lúdicos para a divulgação científica. Foi Diretor Adjunto de Graduação e coordenador do curso de Licenciatura em Química do IQ/UFRJ de 2008 a 2016 e atualmente coordena o curso de Especialização em Ensino de Química do IQ/UFRJ, tendo sido também o coordenador institucional do projeto PIBID-UFRJ (2014-2018). Coordena o Laboratório Didático de Química (LADQUIM) do IQ/UFRJ. No momento, é membro do Comitê Permanente do Complexo de Formação de Professores.

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Publicado

12/11/2025

Como Citar

Abrão Mileo Júnior, P. R., & Mendes da Silva, J. F. (2025). Estudos sobre o capital da Ciência de estudantes da rede pública do estado do Rio de Janeiro:: relações entre atitudes familiares e construção de identidade científica. Educação Em Foco, 28(56), 1–34. https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8363