Projeto de Vida
as estratégias de ensino-aprendizagem para a educação empreendedora na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8371Palavras-chave:
Educação básica, Educação empreendedora, Metodologias ativas, Projeto de VidaResumo
O presente artigo buscou identificar e avaliar as estratégias de ensino-aprendizagem adotadas no componente curricular Projeto de Vida para práticas da educação empreendedora. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa que adotou técnicas da pesquisa documental e da observação sistemática, a partir do acompanhamento semanal das aulas do Projeto de Vida (PV), com estudantes da Educação de Jovens e Adultos de um município do Sul de Minas Gerais. Como resultado, têm-se que as professoras utilizam estratégias tradicionais, como debate e aula dialogada, o que tem contribuído para promover a participação ativa dos estudantes, com destaque para as atividades do eixo temático “eu e o mundo”, que refletem as relações do estudante com a sociedade. Em relação à educação empreendedora, destaca-se que o PV apresenta as práticas empreendedoras como possibilidade de orientação profissional, cuja finalidade é desenvolver habilidades a partir de experienciar práticas, que são representativas à realidade dos estudantes.
Downloads
Referências
ARAÚJO, G. F. de; DAVEL, E. Educação empreendedora, experiência e John Dewey. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 12, n. 4, p. 1-16, 2018. DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v12i4.13291
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 2016.
BECKER, A. R. Educação Empreendedora: a formação de futuros líderes. In: GIMENEZ, F. A. P. et al. (org.) Educação para o empreendedorismo. Curitiba: Agência de Inovação da UFPR, 2014.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Seminário de Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p25
BES, P. et al. Metodologias para aprendizagem ativa. Porto Alegre: SAGAH, 2019. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595029330/. Acesso em: 20 jan. de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BUNDICK, M. Pursuing the good life: an examination of purpose, meaningful engagement, and psychological well-being in emerging adulthood. 2009. Tese (Doutorado em …) - Escola de Educação da Universidade de Stanford, Stanford, 2009.
DOLABELA, F.; FILION, L. J. Fazendo revolução no Brasil: a introdução da pedagogia empreendedora nos estágios iniciais da educação. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.3, n.2, p. 134-181, 2013. DOI: https://doi.org/10.14211/regepe.v2i3.137
DOLABELA, Fernando. Pedagogia Empreendedora. São Paulo: Cultura, 2003.
EDOKPOLOR, J. E.; SOMORIN, K. Entrepreneurship education programme and its influence in developing entrepreneurship key competencies among undergraduate students. Problems of Education in the 21 Century, v. 75, n. 2, p. 144-156, 2017. DOI: https://doi.org/10.33225/pec/17.75.144
FAYOLLE, A. Personal views on the future of entrepreneurship education. Entrepreneurship and Regional Development, v. 25, n. 7–8, p. 692–701, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/08985626.2013.821318
FAYOLLE, A.; GAILLY, B. The impact of entrepreneurship education on entrepreneurial attitudes and intention: hysteresis and persistence. Journal of Small Business Management, v. 53, n. 1, p. 75-93, 2015. DOI: https://doi.org/10.1111/jsbm.12065
FAYOLLE, A.; VERZAT, C.; WAPSHOTT, R. In quest of legitimacy: The theoretical and methodological foundations of entrepreneurship education research. International Small Business Journal, v. 34, n. 7, p. 895-904, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0266242616649250
FILATRO, A.; CAVALCANTI, C. C. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. 1.ed., São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
FREIRE, P. Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª ed.; São Paulo: Centauro, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 62. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2019.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GUIMARÃES, J. de C.; SANTOS, I. F. dos. Educação empreendedora: a prática docente estimulando a mente do estudante. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 14, n. 2, p. 130-151, 2020. DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v14i2.41186
HÄGG, G. Experiential entrepreneurship education: Reflective thinking as a counterbalance to action for developing entrepreneurial knowledge. Lund: Lund University, 2017.
IWU, C. G. et al. Entrepreneurship education, curriculum and lecturer-competency as antecedents of student entrepreneurial intention. The International Journal of Management Education, v. 19, n. 1, p. 1-13, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2019.03.007
JHONSTONE, L. et al. Language ability and entrepreneurship education: necessary skills for europe’sstart-ups? Journal of International Entrepreneurship, v. 16, n. 3, p. 369-397, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s10843-018-0230-y
LÓPEZ-BELMONTE, J. et al. Evaluating activation and absence of negative e ect: gamification and escape rooms for learning. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17, n. 7, p. 1-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17072224
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
MASCARENHAS, M. Aula de projeto de vida prepara jovem para desafios. Disponível em: https://porvir.org/aula-de-projeto-de-vida-prepara-jovem-para-desafios/. Acesso dia 03 de fevereiro de 2022.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Projeto de Vida – Caderno Orientador Ensino Médio Regular Noturno e Educação de Jovens e Adultos, 2020.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In. BACICH, L.; MORAN, J. (org.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
MORAN, S. et al. How supportive of their specific purposes do youth believe their family and friends are? Journal of Adolescent Research, v. 28, n.3, p. 348–377, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/0743558412457816
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. In: MOREIRA, M. A. (org.). Teorias de aprendizagem. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2022.
PARRA-GONZÁLEZ, M. E. et al. Active and emerging methodologies for ubiquitous education: potentials of flipped learning and gamification. Sustainability, v. 12, n. 2, p. 1-11, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su12020602
SÁ-SILVA, J. R., ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n. 1, p. 1-5, 2009.
SCHAEFER, R.; MINELLO, I. F. A formação de novos empreendedores: natureza da aprendizagem e educação empreendedoras. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v.11, n.3, p. 2-20, 2017. DOI: https://doi.org/10.21714/19-82-25372017v11n3p220
SCHAEFER, R.; MINELLO, I. F. Desafios contemporâneos da educação empreendedora: novas práticas pedagógicas e novos papéis de alunos e docentes. Revista Da Micro e Pequena Empresa, v. 14, n. 3, p. 134-149, 2020. DOI: https://doi.org/10.48099/1982-2537/2020v14n3p134149
SEBRAE. Educação empreendedora: instrumento de transformação. Disponível em: https://sebraemg.com.br/blog/educacao-empreendedora-instrumento-de-transformacao/. Acesso dia 19 de janeiro de 2022.
SEBRAE. Metodologias ativas e educação empreendedora: qual a relação entre elas? Disponível em: https://cer.sebrae.com.br/blog/metodologias-ativas-e-educacaoempreendedora-qual-a-relacao-entre-elas/. Acesso dia 24 de janeiro de 2022.
STEYAERT, C. Entrepreneuring’ as a conceptual attractor? A review of process theories in 20 years of entrepreneurship studies. Entrepreneurship & Regional Development: An International Journal, v. 19, n. 6, p. 453–477, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/08985620701671759
TURATO, E. R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. Petrópolis -RJ: Editora Vozes, 2003.
VERDUIJN, K.; BERGLUND, K. Pedagogical invention in entrepreneurship education adopting a critical approach in the classroom. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, v. 26, n. 5, p. 973-988, 2019. DOI: https://doi.org/10.1108/IJEBR-04-2018-0274
VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.
VIEIRA, S. F. A. et al. Ensino de empreendedorismo em cursos de administração: um levantamento da realidade Brasileira. Revista de Administração FACES Journal, v. 12, n. 2, p. 93-114, 2013.
WEE, K. N. L. A problem-based learning approach in entrepreneurship education: promoting authentic entrepreneurial learning. International Journal of Technology Management, v. 28, n. 7/8, p. 685-701, 2004. DOI: https://doi.org/10.1504/IJTM.2004.005777
ZALUSKI, F. C.; OLIVEIRA, T. D. de. Metodologias ativas: uma reflexão teórica sobre o processo de ensino e aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, 2018, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: São Carlos, p. 1-9, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.











