Projeto de Vida

as estratégias de ensino-aprendizagem para a educação empreendedora na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8371

Palavras-chave:

Educação básica, Educação empreendedora, Metodologias ativas, Projeto de Vida

Resumo

O presente artigo buscou identificar e avaliar as estratégias de ensino-aprendizagem adotadas no componente curricular Projeto de Vida para práticas da educação empreendedora. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa que adotou técnicas da pesquisa documental e da observação sistemática, a partir do acompanhamento semanal das aulas do Projeto de Vida (PV), com estudantes da Educação de Jovens e Adultos de um município do Sul de Minas Gerais. Como resultado, têm-se que as professoras utilizam estratégias tradicionais, como debate e aula dialogada, o que tem contribuído para promover a participação ativa dos estudantes, com destaque para as atividades do eixo temático “eu e o mundo”, que refletem as relações do estudante com a sociedade. Em relação à educação empreendedora, destaca-se que o PV apresenta as práticas empreendedoras como possibilidade de orientação profissional, cuja finalidade é desenvolver habilidades a partir de experienciar práticas, que são representativas à realidade dos estudantes.

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Biografia do Autor

Daniela Meirelles Andrade, Universidade Federal de Lavras

Doutorado em Administração pela UFLA (2012). Professora adjunta do Departamento de Administração e Economia (DAE) da Universidade Federal de Lavras - UFLA (2014). Coordena projetos de pesquisa e extensão voltados para o empreendedorismo e ações empreendedoras na educação. Leciona na graduação em administração pública, no mestrado profissional em administração pública (PPGAP) e no mestrado e doutorado em Administração (PPGA). É coordenadora do núcleo de estudo em Inovação, Empreendedorismo e Setor Público (NIESP).

Priscilla Oliveira Nascimento, Universidade Federal de Lavras

Mestre em administração pública, advogada. Doutoranda em administração. Analista de incubação na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras - INBATEC/UFLA. A Presidente do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Setor Público da Universidade Federal de Lavras - NIESP/UFLA

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Publicado

17/08/2025

Como Citar

Pereira Costa, D., Meirelles Andrade, D., & Oliveira Nascimento, P. (2025). Projeto de Vida: as estratégias de ensino-aprendizagem para a educação empreendedora na educação básica. Educação Em Foco, 28(55), 1–26. https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8371