Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino-aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental
uma revisão de literatura.
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8391Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Práticas Pedagógicas, Tecnologias DigitaisResumo
Este artigo tem como propósito examinar a influência das tecnologias digitais emergentes na instrução de Geografia nos últimos anos do Ensino Fundamental, levando em consideração a participação cada vez mais ativa da sociedade no ambiente digital. A pesquisa se concentra na incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação, sendo o principal objetivo descobrir como essas tecnologias podem aprimorar a instrução de Geografia, proporcionando um processo de aprendizado mais interativo, contextual e alinhado com a realidade dos estudantes. A pesquisa é de natureza descritiva, qualitativa, realizada por meio de revisão bibliográfica. Foram consultados estudos publicados na Biblioteca Eletrônica Científica Online – Scielo e Google Acadêmico. A partir de tal revisão, concluímos que o emprego de tecnologias digitais no ensino de Geografia potencializa a construção de um conhecimento crítico e reflexivo, reinventando a educação geográfica e formando cidadãos conscientes e participativos no mundo contemporâneo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. S.; SOUZA, D. L. Realidade Virtual na Educação: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 27, n. 1, p. 63-77, 2019.
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Integração currículo, tecnologias e inovação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. especial, p. 1233-1250, dez. 2017.
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologia na educação: ensinar e aprender com as TIC: guia do cursista. Brasília: MEC, SEED, 2011.
ALVES, L. G.; BATISTA, C. G. Minecraft como estratégia didática para o ensino de Geografia. Revista Geonorte, v. 10, n. 30, p. 117-132, 2019.
ARAÚJO, L. M. Educação e inclusão digital: desafios e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2023.
AZAMBUJA, L. D. de. O Ensino de Geografia na BNCC: os percursos didáticos, das habilidades às competências. Anais do 14° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: políticas, linguagens e trajetórias, p. 3643-3654, 2019.
AZEVEDO, P. de A. M. de; ASSIS, T. R. de. Instrumento transformador ou mero aparato tecnológico? Um estudo sobre o uso das tecnologias digitais na sala de aula. Educação em Foco, ano 25, n. 45, jan/abr, 2022. DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5889
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC, 2017.
BRASIL. Diretrizes Nacionais da Educação Especial. Brasília: MEC, 2018.
CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. São Paulo: Scipione, 2005.
CALLAI, H. C. Formação docente e prática pedagógica: desafios para a educação do século XXI. Porto Alegre: Mediação, 2023.
CARMO, R. de A. LIMA, J. M. A. X. de. Relações entre os conceitos de jogos e o de aprendizagem significativa de Ausubel. Educação em Foco, ano 24, n. 43, p. 82-103, mai./ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5534
CASAGRANDE, G. N. As contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem, 2016.
CETIC.BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2019. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019.
COSTA, R. S. et al. Inclusão digital: uma análise das políticas públicas no Brasil. São Paulo: Senac, 2019.
CRUZ, R. C. A.; MIRANDA, S. V. O uso de Sistemas de Informação Geográfica na escola básica: uma experiência com o software ArcGis. In: X Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (ENPEG), São Paulo: AGB, 2012.
FERNANDES, S.; GROSSI, M. Educação digital: novos caminhos para o século XXI. Curitiba: IBPEX, 2018.
FREITAS, H. C. L.; OKADA, A. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
GOMES, A. O impacto das TICs no ensino-aprendizagem. São Paulo: Contexto, 2013.
GUIMARÃES, L. V. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino Em Re-Vista, v.25, n.Especial, p.1036-1055, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v25n3e2018-11
LIMEIRA, Linda Gabrieli da Silva. A utilização das TDICs como estratégia de ensino e seus desafios ao processo de aprendizagem. 2020.
LOCH, R. E. Google Earth nas aulas de Geografia: possibilidades no ensino fundamental. In: IX Conferência Nacional de Educação Geográfica, Foz do Iguaçu: AGB, 2011.
MARQUES, D.; BELLONI, M. L. Educação online: o jogo em rede como aprendizagem colaborativa. Educação & Sociedade, v. 39, n. 144, p. 707-726, 2018.
MARTINS JÚNIOR, P.; MARTINS, E. Educação digital: a inclusão de alunos com necessidades especiais. Brasília: Plano, 2021.
MATTAR, J. Educação a distância: da legislação ao pedagógico. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018.
MEDEIROS, R. R.; FREITAS, D. S. Educação geográfica e realidade virtual: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula. Revista de Geografia (Recife), v. 37, n. 3, p. 145-160, 2020.
MELO, L. L. S. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na escola, 2020.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 23 ed, Campinas: Papirus, 2018.
MOREIRA, R.; SENE, E. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Scipione, 2008.
MOREIRA, R. O que é Geografia. São Paulo: Brasiliense, 1996.
MUSTAFÉ, D. N. O ensino de Geografia na BNCC do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) [manuscrito]: a escala geográfica e o conceito de lugar com vistas à formação cidadã do aluno. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Goiânia, Goiânia, 2019. 105 f.
OLIVEIRA, R.; SANTOS, F. Tecnologias digitais na educação especial. Curitiba: IBPEX, 2018.
PEREIRA, R.; MONTEIRO, S. Inclusão digital e cidadania no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2017.
PONTES, G. Os desafios da educação digital no Brasil. São Paulo: Senac, 2022.
PRENSKY, Marc. Teaching Digital Natives: Partnering for Real Learning. California: Corwin, 2010.
PRETTO, N.; SILVEIRA, J. Educação e tecnologias: inovação e metodologias. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
SANTOS, A. Educação e mídias digitais: desafios e oportunidades. Campinas: Papirus, 2020.
SANTOS, J.; ALMEIDA, M. Inovação tecnológica e práticas pedagógicas. Curitiba: IBPEX, 2018.
SANTOS, M.; FILGUEIRAS, F. Tecnologias digitais no ensino de Geografia. Brasília: Plano, 2017.
SANTOS, P.; MAGALHÃES, R.; SOUZA, M. Educação digital e inclusão escolar. Rio de Janeiro: LTC, 2020.
SANTOS, T.; SAMPAIO, M. Inclusão digital no contexto da educação básica. São Paulo: Cortez, 2018.
SARMENTO, H. B. M. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino, 2020.
SILVA, A. L. A educação digital e os desafios da inclusão. São Paulo: Contexto, 2016.
SILVA, E.; MENEZES, J. Tecnologias e práticas pedagógicas: um estudo de caso. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
SILVA, F.; TEIXEIRA, L. O uso das TICs no processo de inclusão escolar. Porto Alegre: Penso, 2017.
SILVA, M. O. Proposição de formação continuada para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental, Maceió, 2020.
SOUZA, R.; MELO, C. Educação e inovação tecnológica. Curitiba: Appris, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.











