Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino-aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental

uma revisão de literatura.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8391

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Práticas Pedagógicas, Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo tem como propósito examinar a influência das tecnologias digitais emergentes na instrução de Geografia nos últimos anos do Ensino Fundamental, levando em consideração a participação cada vez mais ativa da sociedade no ambiente digital. A pesquisa se concentra na incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação, sendo o principal objetivo descobrir como essas tecnologias podem aprimorar a instrução de Geografia, proporcionando um processo de aprendizado mais interativo, contextual e alinhado com a realidade dos estudantes. A pesquisa é de natureza descritiva, qualitativa, realizada por meio de revisão bibliográfica. Foram consultados estudos publicados na Biblioteca Eletrônica Científica Online – Scielo e Google Acadêmico. A partir de tal revisão, concluímos que o emprego de tecnologias digitais no ensino de Geografia potencializa a construção de um conhecimento crítico e reflexivo, reinventando a educação geográfica e formando cidadãos conscientes e participativos no mundo contemporâneo.

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Biografia do Autor

Guilherme Gomes da Silva, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Mestrando em Novas Tecnologias Digitais na Educação, pela Unicarioca, possui licenciatura em Pedagogia, pela Faculdade de Educação Paulistana, licenciatura em Geografia, pela Universidade Estácio de Sá, especialização em História e Cultura Afro-brasileira, pela Faculdade São Luís, e especialização em Metodologias do Ensino de Historia e Geografia, pela Faculdade Capital Federal. Professor de Ensino Fundamental e bolsista na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Mariza Oliveira Sodré, Professora do Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela UNICARIOCA (RJ)

Professora do Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela UNICARIOCA (RJ). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutorado pelo Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ, RJ). Professora de Biologia da Rede Estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC, RJ).

Sheila Silva Ferreira Arantes, Unicarioca

Doutoranda na UFRJ no programa Ciência da computação PPGI, Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UNICARIOCA. Especialização em Gestão Escolar, Psicopedagogia e Gestão e Implementação de cursos EAD. Graduada em Pedagogia pela Universidade Univercidade da Cidade (2005). Diretora Pedagógica do Instituto de Educação Colônia do Saber.

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Publicado

15/08/2025

Como Citar

Gomes da Silva, G., Oliveira Sodré, M., & Silva Ferreira Arantes, S. (2025). Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino-aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental: uma revisão de literatura. Educação Em Foco, 28(55), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8391