Fracasso escolar de estudantes do ensino médio integrado
quem tem mérito para estudar?
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8477Palavras-chave:
Fracasso escolar, Sucesso escolar, Meritocracia, ReprovaçãoResumo
Este trabalho se propõe a investigar o fenômeno do fracasso escolar nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de um Campus de um Instituto Federal, com o objetivo de compreender como professores percebem o fracasso dos estudantes. A pesquisa possui caráter qualitativo, se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores, utilizando-se a Análise Textual Discursiva para a análise do corpus produzido e indicou, a partir da percepção de sujeitos entrevistados, dentre outros fatores, que o fracasso escolar dos alunos está associado a fatores individuais, ou seja, os estudantes são responsabilizados (e se autorresponsabilizam) pelo próprio fracasso, o qual advém de uma formação anterior deficitária; e também que há uma preocupação por parte dos entrevistados no modo como são selecionados os estudantes que ingressam na instituição, indicando que existe a percepção de que o fracasso escolar advém do não preenchimento de alguns pressupostos meritocráticos de seleção.
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