Fracasso escolar de estudantes do ensino médio integrado

quem tem mérito para estudar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8477

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Sucesso escolar, Meritocracia, Reprovação

Resumo

Este trabalho se propõe a investigar o fenômeno do fracasso escolar nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de um Campus de um Instituto Federal, com o objetivo de compreender como professores percebem o fracasso dos estudantes. A pesquisa possui caráter qualitativo, se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores, utilizando-se a Análise Textual Discursiva para a análise do corpus produzido e indicou, a partir da percepção de sujeitos entrevistados, dentre outros fatores, que o fracasso escolar dos alunos está associado a fatores individuais, ou seja, os estudantes são responsabilizados (e se autorresponsabilizam) pelo próprio fracasso, o qual advém de uma formação anterior deficitária; e também que há uma preocupação por parte dos entrevistados no modo como são selecionados os estudantes que ingressam na instituição, indicando que existe a percepção de que o fracasso escolar advém do não preenchimento de alguns pressupostos meritocráticos de seleção.

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Biografia do Autor

Rafael da Silva Alves, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Titulação/Vínculo: Doutorando no Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia – DPET – no PPGEdu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas/RS. Linha de pesquisa Tecnologias Aplicadas à Educação Básica: processos de formação. Mestre e Especialista em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas/RS. Licenciado em História pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL/RS.

Trabalho: Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas/RS

Jair Jonko Araujo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas/RS

Titulação: Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa currículo, profissionalização e trabalho docente. Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Pelotas (2001). Licenciado no Curso Superior de Formação de Professores de Disciplinas Especializadas no Ensino de 2º Grau pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1991).

Trabalho: Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Professor do PPGEDU do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas/RS.

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Publicado

15/08/2025

Como Citar

da Silva Alves, R., & Jonko Araujo, J. (2025). Fracasso escolar de estudantes do ensino médio integrado: quem tem mérito para estudar?. Educação Em Foco, 28(55), 1–24. https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8477