CONHECIMENTOS BASE E A FORMAÇÃO DOCENTE:

concepções de formadoras sobre as aulas de Botânica na Educação a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8513

Palavras-chave:

Ensino, Licenciatura, Professores

Resumo

A formação docente é essencial para o ensino da Biologia Vegetal nas escolas. Logo, o formador de professores (docente do Ensino Superior) tem papel de destaque, inclusive na Educação a Distância (EAD). Buscou-se identificar quais Conhecimentos Base (segundo Shulman, 1987; e Koehler e Mishra, 2008) foram contemplados em disciplinas sobre Botânica presentes em cursos de Licenciatura EAD. Também buscou-se identificar as concepções de três formadoras sobre tais conhecimentos, estabelecendo possíveis relações com suas escolhas pedagógicas. Após a análise dos dados, identificou-se a ênfase no desenvolvimento dos Conhecimentos de Conteúdo dos licenciandos e íntima relação com os recursos utilizados nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ainda, detectou-se dificuldades das formadoras com a carga horária das disciplinas e com as especificidades da EAD. Ressalta-se a necessidade de formação dos formadores, permitindo-lhes a ampliação de conhecimentos sobre os cursos à distância e sobre os repertórios de ensino voltados a essa modalidade educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

PERCIA PAIVA BARBOSA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Graduação em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrado em Ensino de Ciências (ênfase Biologia) - Universidade de São Paulo (USP)

Doutorado em Ciências -  Universidade de São Paulo (USP). 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5637681823503751

SUZANA URSI, Universidade de São Paulo

- Graduação em Ciências Biológicas - Universidade de São Paulo-USP

- Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) - Universidade de São Paulo-USP

- Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) - Universidade de São Paulo-USP

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2908921158400085

Referências

ABELL, S. K.; PARK, M. A.; HANUSCIN, D. L.; LEE, M. H.; GAGNON, M. J. Preparing the next generation of science teacher-educators: A model for developing PCK for teaching science teachers. Journal of Science Teacher Education, v. 20, n.1, p.77–93, 2009. DOI: https://doi.org/10.1007/s10972-008-9115-6

ALAYYAR, G. M.; FISSER, P.; VOOGT, J. Developing technological pedagogical content knowledge in pre-service science teachers: support from blended learning. Australasian Journal of Educational Technology, v. 28, n.8, p.1298-1316, 2012. DOI: https://doi.org/10.14742/ajet.773

ARROIO, A.; GIORDAN, M. O Vídeo Educativo: Aspectos da Organização do Ensino. Química Nova na Escola, v.24, p.8-11, 2006.

Autora 1. Referência temporariamente omitida devido à avaliação às cegas, 2019.

BALAS, B.; MOMSEN, J. L. Attention “Blinks” Differently for Plants and Animals. CBE — Life Sciences Education, v.13, p.437–443, 2014. DOI: https://doi.org/10.1187/cbe.14-05-0080

BARBOSA, P. P. Metodologias ativas para o docente no ensino superior. 1. ed. SAO PAULO: SENAC São Paulo, 2019. v. 1. 138p.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.

BELLONI, M. L. Educação à distância. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. O que é educação a distância? Brasília, DF: MEC, 2018.

COSTA, V. G. Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho. Educação em Foco, v. 20, n. 30, p. 125-146, 2017. DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1238

CRIPPEN, K. J.; ARCHAMBAULT, L. M.; KERN, C. L. The Nature of Laboratory Learning Experiences in Secondary Science Online. Research in Science Education, v.43, n.3, p.1029-1050, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s11165-012-9301-6

DAEHLER, K.R.; HELLER, J. I.; WONG, N. Supporting growth of Pedagogical Content Knowledge in Science. In.: BERRY, A.; FRIEDRICHSEN, P.; LOUGHRAN, L. (Eds.). Re- examining Pedagogical Content Knowledge in Science Education. Routledge: New York, 2015, p.45-59.

FIORAVANTI, C. A maior diversidade de plantas do mundo. Pesquisa FAPESP, São Paulo, n.241, p.42-47, 2016.

FRASER, W. J. Science teacher educators’ engagement with Pedagogical Content Knowledge and scientific inquiry in predominantly paper-based distance learning programs. Turkish Online Journal of Distance Education-TOJDE, v.18, n.4, p.35-51, 2017. DOI: https://doi.org/10.17718/tojde.340375

FREITAS, K. C.; VASQUES, D. T.; URSI, S. Panorama da abordagem dos conteúdos de Botânica nos documentos norteadores da Educação Básica Brasileira. In.: VASQUES, D. T.; FREITAS, K. C. K; URSI, S. (Orgs.) Aprendizado ativo no Ensino de Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo P, 2021, p.30-51.

GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. Atlas, 1997.

GRAÇA, A. B. S. O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino de basquetebol. Tese (Doutorado em Ciências do Desporto) – Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, Universidade do Porto, Portugal, p.397. 1997.

HERSHEY, D. R. A Historical Perspective on Problems in Botany Teaching. The American Biology Teacher, v.58, n.6, p.340-347, 1996. DOI: https://doi.org/10.2307/4450174

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P.; CAIN, W. What Is Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)? Journal of Education, v.193, n.3, p.13-19, 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/002205741319300303

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. Introducing TPCK. In.: HERRING, M. C.; KOEHLER, M.J.; MISHRA, P. (Eds.). The handbook of technological pedagogical content knowledge (TPCK) for educators, Mahwah, United States of America: Lawrence Erlbaum Associates, 2008, p.3–29.

KONRATH, M. L. P.; TAROUCO, L. M. R.; BEHAR, P. A. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD. Revista Novas Tecnologias na Educação, v.7, n.1, p.1-10, 2009. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13912

KOSTER, B.; REKELMANS, M.; KORTHAGEN, F.; WUBBLES, T. Quality requirements for teacher educators. Teaching and Teacher Education, n.21, p.157–176, 2005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2004.12.004

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação. (Trad.M.F.Lopes). Porto Alegre, RS: Artmed, 2008.

LUBIAN, R. B.; ROVER, A.; MELLO, R. O.; TONIAL, G. O perfil do aluno em cursos a distância: um estudo na Universidade do Oeste de Santa Catarina. Unoesc & Ciência– ACHS, v.7, n.1, p.69-78, 2016.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. Summus, 2003.

MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MORAIS, R. M.; LUZ, R.; EUGÊNIO, B. G. Os Usos e Papéis dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ferramentas Tecnológicas: uma Análise dos Trabalhos do ENPEC sobre Educação a Distância. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, e29022, p.1–28, 2021. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u14591486

MOUZA, C. Developing and Assessing TPACK: among Pre-Service Teachers A Synthesis of Research. In.: HERRING, M. C.; KOEHLER, M.J.; MISHRA, P. (Eds.). Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) for Educators, New York, United States of America: Routledge, 2016, p.169-190.

PADILLA, K.; GARRITZ, A. Tracing a research trajectory on PCK and Chemistry university professors’ beliefs. In.: BERRY, A.; FRIEDRICHSEN, P.; LOUGHRAN, J. (Eds.). Re- examining Pedagogical Content Knowledge in Science Education, Routledge: New York, 2015, p.75-87.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on- line. Artmed, 2004.

SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M.. “Mas de que te serve saber botânica?”. Estudos Avançados, v.30, n.87, p.177-196, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142016.30870011

SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v.15, n.2, p.4-14, 1986. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X015002004

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of a new reform. Harvard Educational Review, v.57, n.1, p.1-22, 1987. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411

SHULMAN. L. S., SYKES, G. A national board for teaching? In search of a bold standard. A report for the task force on teaching as a profession. New York: Carnegie Corporation, 1986.

URSI, S.; FREITAS, K. C.; VASQUES, D. T. Cegueira Botânica e sua mitigação. In.: VASQUES, D. T.; FREITAS, K. C. K; URSI, S. (Orgs.) Aprendizado ativo no Ensino de Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, 2021, p. 12-30.

URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T.; BERCHEZ, F. A. S. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, v.32, n.94, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0002

VIEIRA, MAURICIO AIRES; CORTES, MARILICE; ABRAO, RUHENA KELBER. O perfil educacional dos estudantes da Educação a distância da Unipampa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 36, n. 3, p. 1029-1045, 2020. DOI: https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104884

VOOGT, J.; FISSER, P.; PAREJAROBLIN, N.; TONDEUR, J.; VANBRAAK J. Technological pedagogical content knowledge – a review of the literature. Journal of Computer Assisted Learning, n.29, p.109–121, 2013. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2729.2012.00487.x

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. ArtMed, 1998.

Publicado

11/03/2025

Como Citar

PAIVA BARBOSA, P., & URSI, S. (2025). CONHECIMENTOS BASE E A FORMAÇÃO DOCENTE: : concepções de formadoras sobre as aulas de Botânica na Educação a Distância. Educação Em Foco, 28(54), 1–31. https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8513