CANTIGAS E LOAS DE MESTRAS NEGRAS DA CULTURA POPULAR AFRO-BRASILEIRA:

por uma pedagogia engajada radical de/com mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8603

Palavras-chave:

Cultura popular, Mulheres, Gênero, Educação, Arte

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os discursos e produções de sentido engendrados nas cantigas e loas de mestras negras da cultura popular tradicional afro-brasileira e do grupo de mulheres percussionistas “Baque Mulher”. Considerando os aspectos socioculturais e religiosos, assim como as trajetórias de vida e artísticas, foram analisadas as letras de loas e cantigas com o objetivo de evidenciar se e de que modo os elementos artístico-culturais dessas mulheres produzem discursos de combate ao machismo, ao racismo e outras formas de opressão, e, portanto, articulam perspectivas e estratégias educativas populares, decoloniais, feministas e antirracistas, no sentido da emancipação das mulheres. Conclui-se que a pedagogia engajada presente nessas práticas artístico-culturais aponta para a produção de uma perspectiva brasileira, decolonial, feminista e afrodiaspórica que contribui para a superação das desigualdades e para a construção de uma sociedade radicalmente fundada na justiça social.

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Biografia do Autor

Vanessa Soares dos Santos, Universidade Federal de São Carlos/Doutoranda

Arte-educadora, Doutoranda da Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

Viviane Melo de Mendonça, UFSCar/Docente

Psicóloga e Doutora em Educação. Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos no Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE). Coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero, Diferenças e Sexualidades (NEGDS).

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Publicado

11/03/2025

Como Citar

Soares dos Santos, V., & Melo de Mendonça, V. (2025). CANTIGAS E LOAS DE MESTRAS NEGRAS DA CULTURA POPULAR AFRO-BRASILEIRA: : por uma pedagogia engajada radical de/com mulheres. Educação Em Foco, 28(54), 1–19. https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8603

Edição

Seção

Dossiê Justiça, Educação e Movimentos Sociais.