Justiça e educação no debate da filosofia política contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8659

Palavras-chave:

Educação. , Filosofia Política. , Justiça.

Resumo

O artigo analisa as relações entre justiça e educação a partir da filosofia política contemporânea. Partindo de autores como John Ralws, Axel Honneth, Chantal Mouffe e István Mészáros, aborda essa relação pela construção de uma perspectiva democrática de sociedade pautada nos valores da igualdade e da liberdade. Trata-se de uma revisão bibliográfica que se apropria das principais obras dos autores citados, bem como de referências que buscaram aprofundar suas análises com centralidade na relação justiça e educação. Reforça que a filosofia política contemporânea contribuiu para o debate em termos da relação entre justiça e educação, destacando a necessária democratização da sociedade, a ampliação do espaço público e a valorização do pluralismo sociocultural.

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Biografia do Autor

Rubens Luiz Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1997), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado pela Universidade do Porto (Portugal - 2015). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, educação, gestão, política e educação de jovens e adultos.

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Publicado

30/04/2025

Como Citar

Rodrigues, R. L. (2025). Justiça e educação no debate da filosofia política contemporânea. Educação Em Foco, 28(54), 1–24. https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8659

Edição

Seção

Dossiê Justiça, Educação e Movimentos Sociais.