Possíveis implicações da abordagem pedagógica adotada no curso de Gestão de Obras do CEFET-MG para evasão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8675

Palavras-chave:

Discurso, Formação profissional, Paulo Freire.

Resumo

Este artigo investiga a evasão no curso de formação profissional para operários da construção civil ofertado pelo Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia (PROGEST) do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG). Autores como Paulo Freire (2009; 2011), Brandão (2004) e Orlandi (2009) compõem a perspectiva teórico-metodológica adotada. Foram realizadas entrevistas com sujeitos-participantes evadidos do curso de Gestão de Obras (turma 2018), analisadas à luz da análise do discurso franco-brasileira. A pesquisa revelou que a evasão é multifatorial, incluindo aspectos pessoais, institucionais e pedagógicos. Ademais, a análise aponta que, embora alguns elementos freirianos sejam evidentes nos dizeres dos entrevistados, como a participação e a problematização, as atividades e avaliações se assemelham à educação tradicional, o que pode ter contribuído para a evasão. O estudo também sugere a necessidade de realizar outras investigações a respeito e de investigar a formação e a prática docente no referido Programa.

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Biografia do Autor

Ana Luiza MARTINS, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). Especialista em Gestão Pública pela Faculdade de Políticas Públicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Bacharel em Administração pela Faculdade Promove. Atuando como Product Owner em projetos de desenvolvimento de software na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG).

Luciana Aparecida Silva de AZEREDO, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutora em Educação, Mestre em Linguística Aplicada e licenciada em Letras Português/Inglês e em Pedagogia. Foi pesquisadora visitante na University of Sheffield (Inglaterra) em 2017 e é especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Desde julho/2018, é servidora efetiva no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua como professora e pesquisadora no Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) e no Programa de Pósgraduação em Educação Tecnológica (PPGET). Realiza pesquisas sobre/com ferramentas teórico metodológicas pêcheutianas e foucaultianas em sua interface com a Educação. Coordena o Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS-EPT); o Programa de Extensão "Português como Língua
Estrangeira" (2020-2024) e o Projeto de Extensão English Club. É líder do grupo de pesquisa Desenvolvimento Profissional Docente: entre e o saber e o fazer na EPT (DPRODEPT) e membro dos grupos NARRAR-SE: estudos sobre narrativas de si em diversos corpora e suportes e GPEFE: Estudos foucaultianos e Educação. Tem experiência de quase 30 anos no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e materna, tendo lecionado na graduação e pós-graduação em instituições do Vale do Paraíba Paulista, como UNITAU, UNISAL e UNIFUNVIC. Lecionou também em escolas de idiomas como Cultura Inglesa, Yázigi e Wizard.

Laís Camargo de BARROS, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestranda em Educação Tecnológica no CEFET-MG. Pós-graduada em Direito Digital pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Direito pela PUC-Minas. Advogada.

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Publicado

12/11/2025

Como Citar

Martins, A. L., Silva de Azeredo, L. A., & Camargo de Barros, L. (2025). Possíveis implicações da abordagem pedagógica adotada no curso de Gestão de Obras do CEFET-MG para evasão escolar. Educação Em Foco, 28(56), 1–23. https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8675