Reflexões sobre as narrativas (auto) biográficas de um professor e o seu desenvolvimento profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8678

Palavras-chave:

Aprendizagem da docência., Formação docente. , Narrativas (auto) biográficas., Práticas pedagógicas.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender e analisar a partir das narrativas de um professor de história da educação básica, os elementos de desenvolvimento profissional da docência contidos no relato socializado. Para tanto, o texto realizou, com base na literatura especializada, a reflexão acerca das principais acepções sobre o desenvolvimento profissional em relação a formação docentes, suas caracterizações legais, seus entendimentos práticos e o campo das narrativas na pesquisa educacional. Após o balanço teórico, as narrativas e o professor foram apresentados, com algumas interlocuções de análise frente ao narrado e as temáticas apresentadas. Ao fim, pode-se sinalizar como as narrativas, por terem um caráter de mescla entre o subjetivo e o coletivo, possibilitam pensar os processos de desenvolvimento dos docentes.

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Biografia do Autor

Caio Corrêa Derossi, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação (2021) e Licenciado em História (2018) ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica (2022) pelo Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais (IFMG), em Docência e Prática de Ensino em História (2022) pela UniAmérica/Faculdade Descomplica e em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Focus. Atualmente curso Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), de modo semipresencial pelo Consórcio CECIERJ. Foi aluno-pesquisador e bolsista (2013-2014) de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Foi bolsista Capes\CNPq (2017-2018), do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foi membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da UFV (2017-2018). Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor Bolsista Níveis I e II (2018-2019) das áreas de Psicologia e de Fundamentos do Departamento de Educação da UFV. Realizou Estágio em Docência durante o mestrado (2019) na disciplina de Avaliação do curso de Pedagogia da UFV. Integra os seguintes grupos de estudos e pesquisas registrados no Diretório do CNPq: Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - UFPA); Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (LAPETHI - UFRRJ), do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto) biográficas (GEPAS - UVA - Universidade Estadual do Vale do Acaraú) e do Grupo de Pesquisa Vivências e Didáticas Autorais (VIDA - UFF). Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional da Docência, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência, Narrativas e História da Educação.

Andrea Abreu Astigarraga, Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Possui Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006), Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é professora associada na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infâncias e juventudes, narrativas e pesquisa (auto)biográfica. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas (auto)biográficas - GEPAS. É conselheira administrativa da Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida e Formação - ANNHIVIF.

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Publicado

14/10/2025

Como Citar

Corrêa Derossi, C., & Abreu Astigarraga, A. (2025). Reflexões sobre as narrativas (auto) biográficas de um professor e o seu desenvolvimento profissional. Educação Em Foco, 28(56), 1–26. https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8678