Construindo o futuro:

o papel das experiências na escola nas perspectivas de futuro de jovens egressos do Ensino Médio público

Autores

  • Matheus Henrique da Silva ROCHA Pontifícia Universidade Católica de Campinas https://orcid.org/0000-0002-9138-346X
  • Vera Lucia Trevisan de SOUZA Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8726

Palavras-chave:

Adolescentes, Imaginação, Psicologia Escolar, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância das experiências significativas de jovens egressos do Ensino Médio público na construção de suas perspectivas de futuro. Tem como base teórico-metodológica a Psicologia Histórico-Cultural. O estudo foi realizado com jovens de 19 a 20 anos, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os participantes eram egressos de uma escola pública, onde o grupo de pesquisa, ao qual vincula-se este trabalho, tem conduzido seus estudos. Os resultados indicaram que as experiências escolares são cruciais para a vida e a construção do futuro, tanto de forma positiva quanto negativa. Ademais, foi destacada a relevância da atuação de psicólogos escolares, em parceria com educadores, para a criação e manutenção de ambientes favorecedores da expressão, reflexão e planejamento do futuro. Conclui-se que a valorização das experiências dos jovens e a promoção de ações interdisciplinares nas escolas são fundamentais para potencializar a construção de perspectivas de futuro.

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Biografia do Autor

Matheus Henrique da Silva ROCHA, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Psicólogo (2019) e Mestre (2022) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com financiamento CNPq. Doutorando em Psicologia Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com estágio doutoral (Bolsista CAPES) no Departamento de Educação, Special Needs Education, da University of Oslo (UiO, Noruega). É vinculado ao grupo Processos de Constituição de Sujeitos em Práticas Educativas (PROSPED) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas. Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Desenvolveu uma pesquisa de Iniciação Científica sobre o tema de devolutiva de resultados em pesquisas com seres humanos. Foi monitor das disciplinas acadêmicas de Psicologia do Social, Pesquisa em Psicologia, Avaliação Psicológica e Psicopatologia. Atualmente tem se dedicado aos estudos sobre perspectivas de futuro de jovens egressos de escolas públicas a partir da Psicologia Histórico Cultural.

Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9367393299447577

Vera Lucia Trevisan de SOUZA, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi Coordenadora do Programa de 2010 a 2017. Possui graduação em Psicologia (1985), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro da International Society for Cultural-Historical Activity Research (ISCAR), desde 2019. Membro do GT de Psicologia Escolar/Educacional da ANPEPP. Atua na área da Psicologia Escolar-Educacional, com interesse no desenvolvimento humano e nos processos educativos, desenvolvendo pesquisas sobre os temas: relações professor-aluno-gestores-comunidade; inclusão escolar; formação docente; valores na escola; desenvolvimento da adolescência; desenvolvimento infantil; aspectos afetivos nas práticas pedagógicas; o papel da linguagem no desenvolvimento e aprendizagem e psicologia da arte. A psicologia Histórico-Cultural é o aporte teórico adotado para as análises realizadas pelo grupo de pesquisa que coordena: Processos de constituição do sujeito em práticas educativas. Tem experiência na área da educação, em que atua como assessora de redes públicas municipais e estaduais e é avaliadora adhoc do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6876954243774464

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Publicado

12/11/2025

Como Citar

Rocha, M. H. da S., & Souza, V. L. T. de. (2025). Construindo o futuro:: o papel das experiências na escola nas perspectivas de futuro de jovens egressos do Ensino Médio público. Educação Em Foco, 28(56), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8726