Construindo o futuro:
o papel das experiências na escola nas perspectivas de futuro de jovens egressos do Ensino Médio público
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8726Palavras-chave:
Adolescentes, Imaginação, Psicologia Escolar, Psicologia Histórico-CulturalResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a importância das experiências significativas de jovens egressos do Ensino Médio público na construção de suas perspectivas de futuro. Tem como base teórico-metodológica a Psicologia Histórico-Cultural. O estudo foi realizado com jovens de 19 a 20 anos, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os participantes eram egressos de uma escola pública, onde o grupo de pesquisa, ao qual vincula-se este trabalho, tem conduzido seus estudos. Os resultados indicaram que as experiências escolares são cruciais para a vida e a construção do futuro, tanto de forma positiva quanto negativa. Ademais, foi destacada a relevância da atuação de psicólogos escolares, em parceria com educadores, para a criação e manutenção de ambientes favorecedores da expressão, reflexão e planejamento do futuro. Conclui-se que a valorização das experiências dos jovens e a promoção de ações interdisciplinares nas escolas são fundamentais para potencializar a construção de perspectivas de futuro.
Downloads
Referências
AGIBO, Maria Luísa Lopes Chicote; MELO-SILVA, Lucy Leal. Orientação profissional e de carreira na perspectiva de adolescentes moçambicanos. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto, v. 19, n. 2, p. 49-63, 2018.
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sergio. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: ciência e profissão, v. 26, p. 222-245, 2006.
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; SOARES, Júlio Ribeiro; ARANHA, Elvira Godinho. Revisiting the Analytical Procedure of Signification Nuclei: Theory and Method in Group Analysis. In: Souza, Vera Lucia Trevisan; Arinelli, Guilherme Siqueira, (orgs.). Qualitative Research and Social Intervention: Transformative Methodologies for Collective Contexts. Charlotte (EUA): IAP Publishing, 2021.
AMBIEL, Rodolfo A. M. et al. Predição da definição da escolha vocacional a partir de variáveis familiares. Av. Psicol. Latinam., Bogotá, v. 37, n. 1, p. 89-101, 2019.
BRITO, Eliana Povoas Pereira Estrela. A produção da reforma do ensino médio nos discursos do programa “Educação: novos rumos”. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 6, n. 1, p. 146-163, 2018.
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo Editorial, 2021.
KLEIN, A. M.; ARANTES, V. A.. Projetos de Vida de Jovens Estudantes do Ensino Médio e a Escola. Educação & Realidade, v. 41, n. 1, p. 135–154, jan. 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e pesquisa, v. 38, p. 13-28, 2012.
LIBERALI, Fernanda Coelho; FUGA, Valdite Pereira. A importância do conceito de perejivanie na constituição de agentes transformadores. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 35, p. 363-373, 2018.
LUZ, Tatiane Stephan Rocchetti. Perspectivas de futuro e adolescência: o que expressam alunos de uma escola pública no ensino médio noturno? 2019. 97p. Dissertação de Mestrado em Psicologia. - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, PUC-Campinas. Campinas, 2019.
MARTINS, Bruno Ferreira; MURGO, Camélia Santina. Intervenções em Orientação Profissional na Psicologia Histórico-Cultural e Sócio-histórica: revisão de escopo. Rev. bras. orientac. prof, Campinas, v. 25, n. 2, p. 137-146, 2024.
MEDEIROS, Fernanda Pereira; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. Psicologia Histórico-Cultural e orientação profissional: vivências de jovens mobilizadas pela arte. Rev. bras. orientac. prof, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 154-165, dez. 2017.
MEDEIROS, Fernanda Pereira; ARINELLI, Guilherme Siqueira; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. O lugar da psicologia no ensino médio: a arte como mediação do trabalho com adolescentes. Psicologia Argumento, [S. l.], v. 36, n. 93, p. 313–327, 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; COSTA, António Pedro. Fundamentos teóricos das técnicas de investigação qualitativa. Revista Lusófona de Educação, n. 40, p. 11-25, 2018.
PARKER, Ian. Qualitative Psychology: Introducing Radical Research. McGraw-Hill Education (UK), 2004.
PEREIRA, B. C.; ZANON, C.; DELLAZZANA-ZANON, L. L.. Influência dos Contextos Escolar e Familiar nos Projetos de Vida de Adolescentes. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 41, p. e227915, 2021.
PIZZINATO, A.; URIBE CALDERÓN, M.; DA COSTA SOUZA, L. A.; FERREIRA BURTON, L. Proyecciones de futuro y vida familiar de jóvenes mujeres del campo. Ciencias Psicológicas, v. 10, n. 2, p. 143-155, 2016.
PIZZINATO, A. et al.. Juventude feminina do meio rural: sentidos sobre educação e perspectivas sobre futuro. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 1, p. 41–51, jan. 2017.
SÃO PAULO. Secretária de Educação do Estado de São Paulo Inova Educação: Governo de SP lança programa “Inova Educação” ‘Projeto de Vida’ auxilia em habilidades emocionais [notícia em website]. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/noticias/governo-de-sp-lanca-programa-inova-educacao/. Acesso em: 14 set 2022.
SILVA, Ariadne Cristiane Fantoni; EITERER, Carmem Lucia; SILVA, Maria Cristina da. Experiência e profissionalidade: memória e saberes de professoras aposentadas. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 10, n. 1, 2022.
SILVA, R. L.; SOUZA, V. L. T.; ARINELLI, G. S.; DUGNANI, L. A. C. Relação família-escola e o futuro de estudantes do Ensino Médio público noturno. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-histórico-Cultural e da Atividade, v. 2, n. 2, p. 1-17, 2020.
SILVA, R. L.; SOUZA, L. L. Temporalidades e racialização de jovens gays negros: Entre memórias e imagens de futuro. Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro), n. 39, p. e22317, 2023.
SOUZA, V. L. T. Contribuições da Psicologia à educação escolar: perpetuação ou transformação das desigualdades sociais?. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 39, p. e200178, 2022.
SOUZA, Vera Lucia Trevisan; ARINELLI, Guilherme Siqueira. A dimensão revolucionária do desenvolvimento e o papel da imaginação. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 3, n. 2, p. 1-22, 2019.
SPARTA, Mônica. O desenvolvimento da orientação profissional no Brasil. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo, v. 4, n. 1-2, p. 1-11, dez. 2003.
STETSENKO, Anna. The transformative mind: Expanding Vygotsky's approach to development and education. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2017.
TATEO, Luca. Introduction: The inherent ambivalence of educational trajectories and the zone of proximal development with reduced potential. In: TATEO, Luca (Org.) Educational Dilemmas. Abington (UK): Routledge, 2019.
UNIVERSIDADE DO FUTEBOL. Relatório: educação e as categorias de bases. Disponível em: https://universidadedofutebol.com.br/2019/08/01/relatorio-educacao-e-as-categorias-de-base/. Acesso em: 14 set. 2022.
VERESOV, N.; FLEER, M. Perezhivanie as a theoretical concept for researching young children’s development. Mind, Culture, and Activity, v. 23, n. 4, p. 325–335, 2016. https://doi.org/10.1080/10749039.2016.1186198.
VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Tomo III. [trad. Lydia Kuper]. Madrid: Visor, 2006.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. 2 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. (Trabalho original publicado em 1934).
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014. (Trabalho original publicado em 1930).
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Sete aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: E- Papers, 2018. (Trabalho original publicado em 1933-34).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.











