Alfabetização e letramento de estudantes autistas:
desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8932Palavras-chave:
Autismo, Formação docente, Práticas educativas inclusivas.Resumo
Este texto é um recorte de uma pesquisa mais ampla que abordou os processos de alfabetização e letramento de autistas em uma perspectiva inclusiva. Tendo como base a Psicologia Histórico-cultural, seu objetivo é discutir as possibilidades e desafios que os docentes encontram no processo alfabético de estudantes autistas no interior de Alagoas. Foi realizado um estudo qualitativo e de campo em duas escolas de Santana do Ipanema-AL, com cinco docentes que atuam com estudantes autistas. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, observações e apreciação de documentos. Os resultados provenientes da análise de conteúdo indicam que as dificuldades encontradas pelos docentes em alfabetizar e letrar estudantes autistas têm relação com a falta de formação em uma proposta de Educação Inclusiva, e da falta de uma prática educativa mediatizada com adaptações curriculares que contemplem as singularidades desses sujeitos, havendo a necessidade de políticas de formação e de educação inclusiva que supram esses desafios.
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