MULHERES NA PÓS-GRADUAÇÃO;
conquistas e desafios à equidade
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.9210Palavras-chave:
Educação, Gênero, Justiça, Pós-GraduaçãoResumo
Com base na Plataforma Sucupira, gerida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é possível notar as transformações pelas quais passou o Ensino Superior no Brasil, tão significativas nas últimas décadas. A partir do olhar das autoras do presente texto, se destaca especialmente o aumento no número de mulheres matriculadas em programas de pós-graduação. Partindo dessa informação, as autoras deste estudo têm como objetivo analisar dados entre os anos de 2013 e 2022, seja quanto às variações nas taxas de ingresso de mulheres em cursos de mestrado e doutorado nas 5 regiões do país, seja no que se refere ao acesso delas às áreas historicamente dominados pelos homens, tais como Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias e Engenharias. Desta maneira, as autoras pretendem traçar uma linha do tempo dos ingressos e questionar se há aumento ou diminuição estatisticamente significantes nessas áreas. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a seleção das variáveis e, na consideração das categorias, as autoras adotaram a perspectiva feminista e os estudos de gênero.
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