MULHERES NA PÓS-GRADUAÇÃO;

conquistas e desafios à equidade

Autores

  • Pamella Carvalho UFSCAR
  • Daniela Auad UFSCAR - So

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.9210

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Justiça, Pós-Graduação

Resumo

Com base na Plataforma Sucupira, gerida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é possível notar as transformações pelas quais passou o Ensino Superior no Brasil, tão significativas nas últimas décadas. A partir do olhar das autoras do presente texto, se destaca especialmente o aumento no número de mulheres matriculadas em programas de pós-graduação. Partindo dessa informação, as autoras deste estudo têm como objetivo analisar dados entre os anos de 2013 e 2022, seja quanto às variações nas taxas de ingresso de mulheres em cursos de mestrado e doutorado nas 5 regiões do país, seja no que se refere ao acesso delas às áreas historicamente dominados pelos homens, tais como Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias e Engenharias. Desta maneira, as autoras pretendem traçar uma linha do tempo dos ingressos e questionar se há aumento ou diminuição estatisticamente significantes nessas áreas. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a seleção das variáveis e, na consideração das categorias, as autoras adotaram a perspectiva feminista e os estudos de gênero.

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Biografia do Autor

Pamella Carvalho, UFSCAR

Doutoranda em Educação pela UFSCAR (Início Fev.2022/Término previsto Fev. 2026).Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, advogando desde 2006 até 2022. Professora das disciplinas Direito Civil, Parte geral, Contratos, Reais, Família e Sucessõs e de Introdução ao Estudo do Direito, além de Direito do Consumidor. Coordenou o NPJ, nos anos de 2019 e 2020. Foi membro do Conselho Editorial da Revista Estação Científica (2019 a 2022). Graduanda em Pedagogia (Início julho/24). Possui graduação em Direito - Faculdades Integradas Vianna Junior (2005). Pós Graduação em Direito Público pela ANAMAGES (2007). Pós Graduação em Saúde Pública (2020). Pós Graduação em Conciliação e Mediação (2021). Pós graduação em Direito Civil e Processo Civil (2022).

Daniela Auad, UFSCAR - So

Daniela Auad formou-se na Graduação, no Mestrado e no Doutorado pela Universidade de São Paulo, na Faculdade de Educação (FEUSP). Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF), na linha Trabalho, Estado e Movimentos Sociais. Na Graduação, é responsável por disciplinas da área de Sociologia da Educação; Feminismos, Gênero e Interseccionalidades; Estado, Sociedade e Educação; Relações de Gênero e Educação, em perspectiva feminista. Concluiu pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Universidade de Campinas (UNICAMP) em 2008. Na Universidade de São Paulo (USP), realizou Doutorado em Sociologia da Educação (2004), Mestrado em História e Filosofia da Educação (1998) e Graduação em Pedagogia (1995). Na Iniciação Científica, no Mestrado e no Doutorado, foi contemplada com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Realizou, durante o Doutorado, estágio de pesquisa em Paris, no Instituto de Pesquisa em Ciências Contemporâneas (IRESCO), associado ao CNRS e à Universidade Paris 8. Atuoso como avaliadora técnica da Coordenadoria Especial da Mulher do Município de São Paulo e foi, no âmbito desta função, coordenadora do primeiro Curso de Gênero para Educadores da Rede Municipal da Cidade de São Paulo (2004). É autora dos livros Feminismo: que história é essa? (DP&A, 2003), Educar Meninas e Meninos: relações de gênero na escola (Contexto, 2006), Gênero e Políticas Públicas: avanços e desafios (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres & UCDB/MS, 2008); O Professor e a Professora diante das Relações de Gênero na Educação Física Escolar (Cortez, 2012). Pesquisadora da Cátedra da Unesco, cujo tema é Diversidade Cultural, Gênero e Fronteira, lotada na Universidade Federal da Grande Dourados, em Mato Grosso do Sul. E, no Observatório de Gênero do Governo do Estado de Minas Gerais, é representante da Universidade Federal de Juiz de Fora. É líder e fundador, ao lado da Profa. Dra. Cláudia Regina Lahni, do Flores Raras: Educação, Comunicação e Feminismos, Grupo de Estudos e Pesquisas que, tanto na Universidade quanto no âmbito de variados Movimentos Sociais, desenvolve atividades de docência, pesquisa, extensão, debate, ocupação, resistência e transformação. Foi, em 2017 e 2018, Conselheira do Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais, na vaga de Notório Saber, e representante no Observatório da Igualdade de Gênero e Interseccionalidades do Governo do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

30/04/2025

Como Citar

Carvalho, P. C. de S. P., & Auad, D. (2025). MULHERES NA PÓS-GRADUAÇÃO;: conquistas e desafios à equidade. Educação Em Foco, 28(54), 1–18. https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.9210

Edição

Seção

Dossiê Justiça, Educação e Movimentos Sociais.