Bens móveis permanentes na Educação Profissional e Tecnológica
entre percepções e ponderações
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.7964Palavras-chave:
Ambiente Escolar, Bens móveis, Conservação de patrimônio escolar, Ensino Médio IntegradoResumo
A Educação Profissional e Tecnológica necessita de estrutura adequada para se desenvolver e isso precisa ser preocupação de toda a comunidade escolar. O objetivo da pesquisa é analisar a percepção de professores, técnicos administrativos em educação e alunos acerca do uso e conservação dos bens móveis permanentes disponíveis nos espaços educativos nos cursos do ensino médio integrado de um campus do IFMT. A pesquisa foi exploratória, com metodologia quali-quantitativa e uso de revisão bibliográfica, aplicação de questionário e estatística descritiva. Os resultados apontam que: i) a participação democrática nos processos de aquisição de bens móveis pode ser melhorada; ii) o mau uso dos bens prejudica o processo educacional; iii) a comunidade escolar precisa de orientação sobre o uso sustentável dos bens; iv) os professores e os técnicos administrativos em educação possuem mais informações acerca das obrigações de cuidado do patrimônio público, enquanto que os alunos precisam de maior sensibilização.
Downloads
Referências
BELTRAM, C. P. A conservação das edificações escolares do IFRS: elaboração de um produto educacional direcionado aos sujeitos vinculados à infraestrutura dos campi. Dissertação (mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Porto Alegre, 2020. 167 f. Disponível em: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/184. Acesso em: 16 mai 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, fev. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 07 jul. 2021.
BRASIL. Decreto, Nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Créa nas capitaes dos Estados da Escolas de Aprendizes Artífices. 1909. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Rio de Janeiro, set. 1909. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, dez. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 22 mai. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. PNP 2022 (Ano Base 2021). Aba 1.2 Tipos de curso. Brasília: 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp. Acesso em: 03 jun. 2023.
CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. por que lutamos?/The integrated education, the polytechnic and the omnilateral education. Why do we fight?. Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187-205, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303/6679. Acesso em: 02 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. PNP 2022 (Ano Base 2021). Aba 1.2 Tipos de curso. Brasília: 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp. Acesso em: 03 jun. 2022.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC). Normas brasileiras de contabilidade: contabilidade aplicada ao setor público: NBCs 16.1 a 16.11. Brasília: CFC, 2016. Disponível em: http://rebacc.crcrj.org.br/bitstream/123456789/2482/1/Codigo_15174.pdf. Acesso em: 24 mai. 2022.
FARIAS, R. S. O.; LOBÃO, M. S. P. Mário Sérgio Pedroza. Ensino Médio Integrado e Educação Patrimonial como Tema Transversal: percepções da equipe pedagógica em uma instituição de ensino profissional. Educação em Revista, v. 22, n. 2, p. 47-68, 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/11827. Acesso em: 15 mai. 2022. DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p47
ESCOLANO, Agustín. Arquitetura como programa. Espaço-escola e subjetividade. In: FRAGO, Antonio Viñao; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
FRAGO, Antonio Viñao. Do Espaço escolar e da escola como lugar: propostas e questões. In: FRAGO, Antonio Viñao; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
LIMA, L. S. S. Desfazimento de bens móveis permanentes de ti: elaboração de uma proposta de plano de ação para Universidade Federal do Recôncavo da Bahia UFRB. BA , 2019. Disponível em: http://131.0.244.66:8082/jspui/handle/123456789/2234. Acesso em: 13 mai. 2022.
LIMA, R. C.; SANTOS, S. R. T. G. A Educação para a sustentabilidade: Um olhar para o avanço econômico proporcionado por uma Mineradora no município de São João da Boa Vista/SP. Revista Foco, [S. l.], v. 8, n. 1, 2015. DOI: 10.21902/jbslawrev. foco.v8i1.201. Disponível em: https://revistafoco.emnuvens.com.br/foco/article/view/201. Acesso em: 04 mai. 2022. DOI: https://doi.org/10.28950/1981-223x_revistafocoadm/2015.v8i1.131
LIMA, R. C. Gestão patrimonial: elaboração de um produto educacional de regulação de bens móveis em Instituições Federais de Ensino – Campus Curitiba / 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7668079. Acesso em: 11 mai. 2022.
MENDES, S. R. A conscientização da preservação do patrimônio público escolar protagonizada pelos estudantes do ensino médio integrado por meio da produção audiovisual. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Trinagulo Mineiro – Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11003351. Acesso em: 11/06/2022.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Educação Profissional e Tecnológica. Novos laboratórios na Uned Bela Vista. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/209-564834057/10828-sp-839055138. Acesso em: 11 jan. 2022.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/apresentacao-rede-federal. Acesso em: 11 jan. 2022.
MORAIS, Carlos. Escalas de medida, estatística descritiva e inferência estatística. Escola Superior de Educação – Instituto Polítécnico de Bragança. 2005. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/7325/1/estdescr.pdf. Acesso em: 12 mai. 2022.
MOREIRA, D. J. Patrimônio público escolar: desafios e possibilidades de preservação numa escola municipal em Presidente Kennedy/ES. Dissertação (mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré. Presidente Kennedy/ES, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11462591. Acesso em: 11 mai. 2022.
PACHECO E. M. Os Institutos Federais: Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Editora do IFRN. Natal: 2010. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1013/Os%20institutos%20federais%20-%20Ebook.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 24 mai. 2021.
PARO, V. H. Administração Escolar: introdução crítica. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, v. 5, 2014. Disponível em: https://ifpr.edu.br/curitiba/wp-content/uploads/sites/11/2016/05/Historia-e-politica-da-educacao-profissional.pdf. Acesso em: 10 mai. 2021.
SÁ, J. S.; WERLE, F. O. C. Infraestrutura escolar e espaço físico em educação: o estado da arte. Cadernos de Pesquisa [online]. 2017, v. 47, n. 164 pp. 386-413. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053143735. Acesso em: 27 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143735
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. V. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 26 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012
SILVA, C. J. R.; PACHECO, E. M. A concepção do projeto político pedagógico dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e13658, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13658. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13658. Acesso em: 15 mai. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13658
SOUSA JUNIOR, J. Omnilateralidade. In: Pereira, Isabel Brasil Dicionário da Educação Profissional em Saúde. 2.ed. rev. ampl. - Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/omn.html#:~:text=O%20conceito%20de%20omnilateralidade%20%C3%A9,pelas%20rela%C3%A7%C3%B5es%20burguesas%20estranhadas%2C%20enfim. Acesso em 03 maio 2022.
VIANA, L S. Percepção ambiental na conservação do patrimônio escolar nas escolas públicas de Pojuca – Bahia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/22816/1/percepcaoambientalconservacaopatrimonio.pdf. Acesso em: 27 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.











