Bens móveis permanentes na Educação Profissional e Tecnológica

entre percepções e ponderações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.7964

Palavras-chave:

Ambiente Escolar, Bens móveis, Conservação de patrimônio escolar, Ensino Médio Integrado

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica necessita de estrutura adequada para se desenvolver e isso precisa ser preocupação de toda a comunidade escolar. O objetivo da pesquisa é analisar a percepção de professores, técnicos administrativos em educação e alunos acerca do uso e conservação dos bens móveis permanentes disponíveis nos espaços educativos nos cursos do ensino médio integrado de um campus do IFMT. A pesquisa foi exploratória, com metodologia quali-quantitativa e uso de revisão bibliográfica, aplicação de questionário e estatística descritiva. Os resultados apontam que: i) a participação democrática nos processos de aquisição de bens móveis pode ser melhorada; ii) o mau uso dos bens prejudica o processo educacional; iii) a comunidade escolar precisa de orientação sobre o uso sustentável dos bens; iv) os professores e os técnicos administrativos em educação possuem mais informações acerca das obrigações de cuidado do patrimônio público, enquanto que os alunos precisam de maior sensibilização.

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Biografia do Autor

Renato Luiz da Silva Costa, Instituto Federal de Mato Grosso

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT, pelo IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, é graduado em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2004). Atualmente é assistente em administração e Coordenador de Almoxarifado e Patrimônio do IFMT Campus Cuiabá Bela Vista. Tem experiência na docência área de Matemática.

José Vinicius da Costa Filho, IFMT

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação (2009), graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), Licenciado em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMT (2021). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (PPGDUrb). Membro do Grupo de Pesquisas em Ensino Profissional (GPEP) e do PRAETOR - Grupo de Estudos sobre Poder Judiciário, Política e Sociedade. Tem experiência na área de Educação, Ciência Política, Direito e Gestão Pública.

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Publicado

17/08/2025

Como Citar

Silva Costa, R. L. da, & Costa Filho, J. V. da. (2025). Bens móveis permanentes na Educação Profissional e Tecnológica: entre percepções e ponderações. Educação Em Foco, 28(55), 1–25. https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.7964