Houve mudança no perfil do aluno no ensino superior após o COVID-19? O caso da UNESPAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8608

Palavras-chave:

Educação, Estudantes, Pandemia, Paraná, Universidade.

Resumo

A pandemia do COVID-19 afetou a dinâmica da educação no mundo, forçando escolas e universidades a adotar o ensino à distância como medida de segurança. O objetivo deste artigo é analisar as possíveis mudanças no perfil do aluno no Ensino Superior após o período pandêmico do COVID-19 por meio de um estudo de caso: Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Entre as variáveis estudadas estão: i) o perfil dos ingressantes; e ii) o perfil dos desistentes. Para isso, foram utilizados dados dos estudantes e dos cursos da UNESPAR, do período de 2018 a 2022. Por meio de uma análise descritiva, observou-se que homens não brancos, de menor renda, e com mães de menor nível educacional foram possivelmente os mais afetados pelo período pandêmico. Este artigo buscou fornecer informações iniciais para gestores, reitores, coordenadores, professores e demais interessados em estratégias para a melhoria dessa etapa de ensino, principalmente após a pandemia.

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Biografia do Autor

Wander PLASSA, UNESPAR

Professor na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), com doutorado em economia aplicada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEARP-USP). Atua nas áreas de Economia do Crime, Economia da Educação, Economia do Trabalho e Economia da Saúde. Também atua como revisor ad hoc em diversos periódicos nacionais e internacionais.

Luan BERNARDELLI, Universidade Federal de Goiás

Professor na Universidade Federal de Goiás (UFG), com doutorado em economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua nas áreas de Economia monetária e financeira, Economia Regional, Economia da Religião e Economia da Saúde. Também atua como revisor ad hoc em diversos periódicos nacionais e internacionais.

Rafael DURLO, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)

Economista pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), no Paraná, Professor da Pós-Graduação em Economia e Trabalho da Escola do DIEESE, com mestrado em Teoria Econômica pela Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua nas áreas de Economia Brasileira, Macroeconomia, Economia do Setor Público e Economia do Trabalho.

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Publicado

16/11/2025

Como Citar

Plassa, W., Vinicius Bernardelli, L., & Montanari Durlo, R. (2025). Houve mudança no perfil do aluno no ensino superior após o COVID-19? O caso da UNESPAR. Educação Em Foco, 28(56), 1–23. https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8608