A formação do gestor escolar no município de Palmeira dos Índios/AL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8722

Palabras clave:

Educação Pública, Formação de Gestores Escolares, Gestão Escolar.

Resumen

A formação continuada dos profissionais da Educação é uma dimensão necessária para a consolidação de uma visão macro da Educação. O objetivo da pesquisa foi dialogar sobre a formação continuada do gestor escolar no município de Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas. A abordagem utilizada foi a qualitativa, tendo o estudo de caso como metodologia de pesquisa. Participaram como integrantes da pesquisa dez gestores escolares. Como principais resultados, destaca-se que (1) a formação continuada, na realidade pesquisada, não condiz com a realidade dos gestores escolares, (2) não acontece a escuta aos profissionais para a consolidação das práticas formativas, (3) estando na complexa seara educacional, a verticalização de decisões que imprimem o quê e como fazer as ações em cada contexto.

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Biografía del autor/a

Eduardo SANTOS, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Educação. Professor da rede municipal de Palmeira dos Índios, Alagoas. Integrante do grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional. 

Lana PALMEIRA , Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Integrante do grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional.

Givanildo SILVA, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Docente do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas. Integrante do grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional.

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Publicado

2025-11-12

Cómo citar

SANTOS, E., PALMEIRA , L., & SILVA, G. (2025). A formação do gestor escolar no município de Palmeira dos Índios/AL. Educação Em Foco, 28(56), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8722