CARACTERIZAÇÃO DOCENTE:
análise dos microdados do Censo Escolar
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8082Palavras-chave:
Atuação Docente; Condições de Esvaziamento; Formação Significada.Resumo
A partir da concepção do materialismo histórico-dialético, esta pesquisa visa analisar os microdados do censo escolar do Estado de Minas Gerais em relação à caracterização docente na educação básica, através dos indicadores sociais referentes à formação e atuação docente nas etapas de ensino que vão da Educação Infantil-Creche ao Ensino Fundamental I, nos anos de 2010 a 2020. Buscou-se problematizar, por intermédio dos microdados do Censo Escolar, como as dimensões políticas, sociais, teóricas e relacionais constituem-se em facetas no processo de esvaziamento profissional. Para tanto, desenvolveram-se os procedimentos metodológicos da pesquisa por meio de um delineamento quantitativo e qualitativo, através da estatística descritiva, assim como o uso da ferramenta Software, pacote estatístico para as ciências sociais (Statistical Package for the Social Sciences - SPSS). Nas considerações, destacou-se que a formação e atuação docente envoltas em condições de esvaziamento inviabilizam ao professor ter uma formação com atuação significada.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2006.
AZZI, Sandra. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 35-60.
BEZERRA, Ciro; SILVA, Sandra Regina Paz da. Mercadorização e precarização do trabalho docente: contradições entre prática pedagógica e trabalho pedagógico. Seminário da Redestrado: Regulação Educacional e Trabalho Docente, v. 6, 2006. Disponível em: https://redeestrado.org/xi-seminario-internacional-de-la-red-estrado/. Acesso em: 25 jun. 2021.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Formação de Professores. Brasília, DF, out. 2017. Disponível em: portal.mec.gov.br/ index.php?option=com_docman&view=download&alias=74041-formacao-professor-final-18-10-17-pdf. Acesso em: 25 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Censo Escolar: Microdados do Censo Escolar da Educação Básica. 2016. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-escolar. Acesso em: 1 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Censo da Educação Superior 2018: Sinopse Estatística, 2019.
Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior. Acesso em 1 jul. 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Básica. Microdados 2010 a 2020. Brasília, DF: MEC/INEP, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados. Acesso em: 1 mar. 2021.
CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: UNESP, 2001. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539303045
CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300002
CHAVES, Vera Lúcia Jacob; SANTOS, Maria Rosimary Soares dos; KATO, Fabíola Bouth Grello. Financiamento público para o ensino superior privado-mercantil e a financeirização. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, n. 8, jan. 2020. Disponível em: http://10.0.21.4/jpe.v14i0.70063. Acesso em: 1 jul. 2020.
CODO, Wanderley. O que é alienação. São Paulo: Brasiliense, 1999.
CRUZ, Priscila.; MONTEIRO, Luciano (Orgs.). Anuário brasileiro da educação básica. São Paulo: Todos Pela Educação; Moderna, 2019.
CHAUÍ, Marilena. Anuário brasileiro da educação básica. São Paulo: Todos Pela Educação; Moderna, 2020.
COSTA, Gilmaisa Macedo da. Indivíduo e sociedade: sobre a teoria da personalidade em Georg Lukács. 2. ed. São Paulo: Instituto Lukács. 2012.
DIAS SOBRINHO, José. Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1223-1245, 2010. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000400010. Acesso em: 1 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400010
DIAS SOBRINHO, José. Educação superior: bem público, equidade e democratização. Avaliação. Campinas, v. 18, n. 1, p 107-126, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772013000100007
DUARTE, Newton. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados, 1993.
DUARTE, Newton. A catarse na didática da pedagogia histórico-crítica 1 1 Normalização, preparação e revisão textual: Leda Farah - farahledamaria@gmail.com. Pro-Posições Pro-Posições, v. 30, p. e20170035, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0035. Acesso em: 1 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0035
FALCÃO, Jorge Tarcísio; RÉGNIER, Jean-Claude. Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 81, n. 198, 1 jun. 2000. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.81i198.937
FONTES, Virgínia. Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho. Marx e Marxismo. Publicação do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Marx e Marxismo, UFF, Niterói, v.5, n.8, jan/jun. p.45-67, 2017. DOI: https://doi.org/10.62782/2318-9657.2017.220
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: Teorias em conflito. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectiva de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998. (Coleção Estudos culturais em educação).
GATTI, Bernadete Angelina. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D /ep/v30n1/a02v30n1.pdf . Acesso em: 28 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100002
GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília, DF: Liber Livro, 2012.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO01
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: Unesco, 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. 2020. Disponível em:
https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html. Acesso em: 1 mar. 2021.
LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, p. 13-28, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000001
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, Mary. História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012, p. 443-481.
LUKÁCS, Georg. “As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem”. Temas de ciências humanas, São Paulo: Livraria Editora de Ciências Humanas, n. 4, 1978.
MARTINS, Lígia Márcia. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. In: MARTINS, L.M; A.A. ABRANTES; M.G.D. FACCI (Orgs). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016.
MARX, Karl. Prefácio de Para a crítica da economia política. In: MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Os Pensadores).
MÊSZÁROS, Istvan. Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2005, p.15-34.
PINTO, Umberto de Andrade. O pedagogo escolar: avançando no debate a partir da experiência desenvolvida nos cursos de complementação pedagógica. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002. p. 153-198.
SANTOS, Catarina de Almeida. Educação a distância: tensões entre expansão e qualidade. In: CÁSSIO, Fernando (Org.) Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 1991.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
SEVERINO, Antônio Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 619-634, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000300013
SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação. Florianópolis, v. 1, n. 4, p. 215-253, 1991.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2008.
VENCO, Selma. Uberização do trabalho: um fenômeno de tipo novo entre os docentes de São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 35, supl.1, p.1-17, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00207317
VIANNA, Cláudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, Campinas, n. 17-18, p. 81-103, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-83332002000100003
ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia da pesquisa. 2.ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.











