Contribuições para pesquisa em educação

bricolagem e feminismo ecossocialista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8173

Palavras-chave:

Bricolagem, Educação, Feminismo ecossocialista

Resumo

Este artigo é fruto de investigação coletiva de integrantes de grupo de pesquisa em educação. Objetiva fazer reflexões a partir da questão: o que o feminismo ecossocialista e a bricolagem poderiam aportar à pesquisa em educação? A bricolagem refuta o status quo, beneficiário da hierarquia, do especialismo e da fragmentação do conhecimento. Denuncia o racionalismo monológico, reducionismo do objeto e a neutralidade da ciência; condições do cientificismo e do colonialismo, que geram medo e consciência alienada, facilitando a dominação. Para além de resistir, propõe a implicação do/a pesquisador/a com rigorosidade aos contextos complexos. Concluímos ao utilizar as lentes multifacetadas da bricolagem que a educação e a pesquisa se qualificam com aportes do feminismo ecossocialista ao minar o capitalismo, o patriarcalismo, os racismos, e o classismo protegendo modos de existências plurais e diversos.

 

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Biografia do Autor

Álvaro Veiga Júnior , Universidade Federal de Pelotas

Pedagogo e bacharel em Medicina Veterinária. Professor do ensino básico e superior, Professor-Pesquisador/UAB. Especialista em Ecologia Humanae e Especialista em Formação para Magistério e Metodologia de Ensino. Mestre em Educação Ambiental  na Universidade Federal de Rio Grande, Mestre em Educação e Doutor em Educação na Universidade Federal de Pelotas.

Adriana Lessa Cardoso, UFPel

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professora Pesquisadora e Educadora Popular. Coordenadora da União  Brasileira de Mulheres - UBM/Pelotas

Marília Claudia Favreto Sinãni, UFPel

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS) e Mestre em Educação UFPel/RS.

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Publicado

21/08/2025

Como Citar

Veiga Júnior, Álvaro, Lessa Cardoso, A., & Favreto Sinãni, M. C. (2025). Contribuições para pesquisa em educação: bricolagem e feminismo ecossocialista. Educação Em Foco, 28(55), 1–20. https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8173