Migración y educación en Brasil

producción académica entre 2012-2022

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8541

Palabras clave:

Educação, Estado do Conhecimento, Migração, Produção Acadêmica.

Resumen

El tema de la migración ha proporcionado investigaciones en Brasil, especialmente cuando se centra en el Centro-Oeste brasileño del siglo XX. Y aunque otras regiones brasileñas son muy conscientes de los efectos de este proceso, el Centro-Oeste, han ofrecido percepciones variadas derivadas de las nuevas configuraciones urbanas y sociales que se han formado, con la transformación del paisaje natural y cultural a partir de la introducción de la figura del migrante en diferentes procesos y contextos de actuación. La relación entre educación y migración es interesante porque permite comprender cómo estos elementos complejos han sido tratados en las producciones académicas de los programas de posgrado en Educación en Brasil hasta la fecha, creando un estado de conocimiento a partir del mapeo de las producciones encontradas en el catálogo. de tesis y disertaciones de la Capes en el período de 2012 a 2022.

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Biografía del autor/a

ANDERSON DOMINGOS DA SILVA, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003); Especialização em Sociedade e Meio Ambiente pelo Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFMT (2005); Mestrado em História pelo Programa de Pós-graduação em História da UFMT (2009). É professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC-MT (2011 até os dias atuais). Atuou como Professor Formador no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso – CEFAPRO, no polo Diamantino - na vaga de Diversidades Educacionais (2013-2016); Atuou como professor do Ensino Superior na FID - Faculdades Integradas de Diamantino (2013-2016); Foi Coordenador Pedagógico na EE Professora Clêinia Rosalina de Souza (2018); atuou como Diretor Escolar (2019-2022). É associado à Associação Brasileira de História Oral. Foi colaborador e consultor no Programa de Mentoria e Cooperação em Gestão Escolar MEC/UFSCAR (2021-2022). É doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFMT (2023 – 2027).

Giseli Gomes Dalla-Nora, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso atuando nos cursos de Pós-graduação em Geografia e Pós-graduação em História. Líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade - GECA e Pesquisadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental Comunicação e Arte - GPEA. Tem experiência na área de Geografia, História e Educação, com ênfase em: Planejamento Ambiental; Turismo; Biogeografia; Geografia Agrária; Ensino de Geografia e Educação Ambiental com expressiva atuação nas comunidades tradicionais do Pantanal e Cerrado Matogrossense. Atua como pesquisadora da Rede Internacional de Pesquisa Turismo e Dinâmicas Socioterritoriais Contemporâneas compreendendo como as comunidades tradicionais se relacionam com a natureza. É integrante do Observatório do Pantanal e da Rede Memória, Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso.

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Publicado

2025-11-16

Cómo citar

DOMINGOS DA SILVA, A., & Dalla-Nora, G. G. (2025). Migración y educación en Brasil: producción académica entre 2012-2022. Educação Em Foco, 28(56), 1–20. https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8541