Estágio docente na pós-graduação
experiências, desafios e aprendizados
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8783Palavras-chave:
Docência, Educação, Estágio, Formação docente, Magistério de Ensino SuperiorResumo
Este artigo apresenta a experiência de estágio de docência vivenciada por uma estudante de doutorado em Educação, graduada em Serviço Social, não licenciada e não atuante na área de docência. Buscamos responder de que forma o estágio pode contribuir para a formação docente de estudantes de pós-graduação stricto sensu. Para isso, recorremos a autores que discutem a formação docente e o estágio. A experiência de estágio proporcionou oportunidades para consolidar conceitos, desenvolver habilidades e métodos, e refletir sobre processos avaliativos. No entanto, a falta de preparação pedagógica prévia evidenciou a necessidade de repensar os currículos dos cursos de pós-graduação. Concluímos que o estágio é fundamental para a formação dos futuros docentes, mas deve ser integrado às bases teóricas que validam a prática docente. Ele não deve ser encarado como o único instrumento para o exercício da profissão, especialmente para aqueles sem experiência prévia em docência.
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