Estágio docente na pós-graduação

experiências, desafios e aprendizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8783

Palavras-chave:

Docência, Educação, Estágio, Formação docente, Magistério de Ensino Superior

Resumo

Este artigo apresenta a experiência de estágio de docência vivenciada por uma estudante de doutorado em Educação, graduada em Serviço Social, não licenciada e não atuante na área de docência. Buscamos responder de que forma o estágio pode contribuir para a formação docente de estudantes de pós-graduação stricto sensu. Para isso, recorremos a autores que discutem a formação docente e o estágio. A experiência de estágio proporcionou oportunidades para consolidar conceitos, desenvolver habilidades e métodos, e refletir sobre processos avaliativos. No entanto, a falta de preparação pedagógica prévia evidenciou a necessidade de repensar os currículos dos cursos de pós-graduação. Concluímos que o estágio é fundamental para a formação dos futuros docentes, mas deve ser integrado às bases teóricas que validam a prática docente. Ele não deve ser encarado como o único instrumento para o exercício da profissão, especialmente para aqueles sem experiência prévia em docência.

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Biografia do Autor

Márcia de Souza Oliveira Paes Leme Alberto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Uberlândia/MG. Especialista em Instrumentalidade do Serviço Social pela Faculdade Única de Ipatinga/MG. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), Campus Morrinhos/GO. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Servidora pública no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

Natalia Aparecida Morato Fernandes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Sociologia. Professora do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Atua nos cursos de Licenciatura e é docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM, atuando na linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educacionais. Tem realizado e orientado pesquisas na área de políticas educacionais com ênfase em programas e projetos educacionais, ensino médio e formação de professores.

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Publicado

23/07/2025

Como Citar

de Souza Oliveira Paes Leme ALBERTO, M., & Morato FERNANDES, N. A. (2025). Estágio docente na pós-graduação : experiências, desafios e aprendizados. Educação Em Foco, 28(55), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8783

Edição

Seção

Relato de experiência