Análise dos Livros Didáticos de Ciências e o enfoque CTS: mapeando os elementos da Natureza da Ciência na coleção Araribá
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Este artigo apresenta uma análise dos Livros Didáticos de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental, especificamente dos volumes dos livros texto da coleção Projeto Araribá de Ciências do triênio 2017-2019, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e utilizados nas escolas públicas do município de Ouro Branco-MG. O objetivo foi verificar a presença de elementos da abordagem CTS, especificamente da dimensão da Natureza da Ciência (NdC) nos quatros volumes dos Livros Didáticos de Ciências (LDC) do estudante. Neste sentido, apresentamos a questão norteadora da pesquisa: os volumes dos LDC da Coleção Araribá apresentam elementos das categorias do enfoque CTS, segundo a dimensão da Natureza da Ciência? O estudo caracterizou-se como uma pesquisa documental, e adotou-se a abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que a coleção de Livros Didáticos de Ciências analisados apresentam evidencias de elementos da Natureza da Ciências; destacam -se as categorias de Contextualização dos conhecimentos - C1(59,38%) que possibilitam os estudantes tomar decisões diante de situações e problemas enfrentado; assim como , a categoria da NdC&T - C2(23,52%) que demonstram o caráter transitório e provisório do conhecimento científico. Percebe-se que o ensino de ciências possui caráter multidisciplinar e busca valorizar as experiencias cotidianas dos estudantes diante de questões e desafios dos adventos científicos e tecnológicos.