A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO AUTISTA: algumas considerações
Resumo
O presente artigo discute a respeito da inclusão do aluno autista. Objetivou-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica, conhecer o Transtorno do Espectro Autista (TEA), diagnóstico e tratamento, sua inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfatizando a rede de apoio, o atendimento educacional especializado (AEE) e a temática da discriminação, além de leis que garantem os direitos das pessoas autistas. Após o estudo desses tópicos, verificou-se que as leis de inclusão são recentes e longos foram os anos até que se chegasse à atual legislação. Em relação à prática inclusiva, muitos são os aspectos que impedem sua efetivação, especialmente no tocante à demora, à não aceitação do diagnóstico por parte da família e à ausência da rede de apoio na vida da criança e de seus responsáveis, algumas vezes por desconhecimento desse auxílio e outras pela dificuldade do acesso. Observou-se que o contexto da inclusão se dá em grande parte pelo professor, pois o mesmo terá convívio com o autista diariamente e durante um longo tempo. O processo de ensino-aprendizagem não é simples, e cabe ao professor construir práticas pedagógicas contextualizadas com as necessidades dos alunos; assim, a formação continuada dos docentes muito contribuirá para condutas inclusivas, tornando a aprendizagem significativa para os autistas.
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