"Todo mundo sabe que a universidade adoece”
cartagrafias sobre saúde e adoecimento institucional
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6905Palavras-chave:
Cartografia, carta, Adoecimento docente, Endividamento, Ensino superiorResumo
Este artigo evoca questões relacionadas à saúde e adoecimento institucional no contexto universitário. O texto é composto por oito cartas, em que as autoras e o autor (que trabalham como docentes em três universidades diferentes) compartilham cenas e experiências decorrentes de seus cotidianos de trabalho. O recurso metodológico escolhido é o da cartagrafia, uma composição entre a cartografia (a qual valoriza o processo) e a escrita de cartas, na tentativa de dar língua aos afetos que tonalizam o cenário apresentado. Toma-se como disparador o enunciado “todo mundo sabe que a universidade adoece”, proferido por estudantes de graduação, na tentativa de fazer uma leitura do mesmo a partir do exercício disruptor que a polifonia das cartas produz. No entanto, ainda que a expressão do sofrimento tenha impacto nos sujeitos (por meio de sentimentos como ansiedade, esgotamento, racismo, angústia e não pertencimento), sua compreensão deve ser percebida na dimensão do coletivo.
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