A ética do cuidado animal

aprendizagens a partir do protagonismo infanto-juvenil a partir da I Conferência Municipal Infanto-Juvenil de Educação Ambiental do município de Rio Grande

Autores

  • Karine Ferreira Sanchez Sanchez Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Ottoni de Leon Universidade Federal de Pelotas
  • Washington Luiz dos Santos Ferreira Ferreira Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7052

Palavras-chave:

direitos animais, escola, meio ambiente

Resumo

A partir da pesquisa-ação e da análise documental, procedemos à investigação sobre as demandas, propostas, intervenções e avaliações desenvolvidas pelo conjunto de protagonistas da I Conferência Municipal Infanto-Juvenil de Educação Ambiental (Rio Grande, RS), em 2019. Dentre os resultados obtidos, sobressaíram os temas dos resíduos sólidos e dos Direitos Animais (27,66%). Neste ensaio, concentramos nosso foco analítico/descritivo sobre este último, enfatizando a relevância do precoce envolvimento destes sujeitos aprendentes com tal temática, e a profundidade das questões levantadas, de modo a buscar sensibilizar o público adulto e os tomadores de decisões para a melhoria das relações humanas para com os Direitos Animais. Tais iniciativas explicitam o valor dos processos de ensino-aprendizagem, quando realmente participativos e efetivos, de modo a assegurar o respeito à outridade, em todas as interações sociais, e o incremento da qualidade de vida, humana e não humana.

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Biografia do Autor

Karine Ferreira Sanchez Sanchez, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Artes Visuais/Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2007), e Pós Graduação em Artes Especialização em Patrimônio Cultural, na mesma Universidade (2010), em ambos os cursos desenvolveu pesquisa sobre as capacidades do audiovisual para a sensibilização. Realizou Mestrado em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande-FURG (2013), onde realizou pesquisa sobre a ética na relação entre seres humanos e animais domesticados (cães), baseada na Complexidade, e com interações de vídeos experimentais sobre o tema. E Doutorado em Educação Ambiental(PPGEA-FURG).

Ottoni de Leon, Universidade Federal de Pelotas

Formado em Gestão Ambiental na Universidade Federal de Pelotas. Mestrando no curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Pelotas.

Washington Luiz dos Santos Ferreira Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Oceanologia (1995), Mestrado em Oceanografia Biológica (2004) e Doutorado em Educação Ambiental (2014) na FURG - Universidade Federal do Rio Grande. Pós-Doutorados: PPG. Geografia (Interfaces entre História Ambiental e Gerenciamento Costeiro) (Setembro/2014-Agosto/2015 PNPD; Setembro/2015-Março/2017 voluntário), PPG. Educação Científica e Tecnológica (Abril/2017-Abril/2018 PNPD), na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina; PPG. Gerenciamento Costeiro (Setembro/2018-Fevereiro/2019 voluntário), PPG. Educação Ambiental (Março/2019-Fevereiro/2020) na FURG.

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

Sanchez, K. F. S., de Leon, O., & Ferreira, W. L. dos S. F. (2024). A ética do cuidado animal: aprendizagens a partir do protagonismo infanto-juvenil a partir da I Conferência Municipal Infanto-Juvenil de Educação Ambiental do município de Rio Grande. Educação Em Foco, 27(51), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7052