Formação de professores alfabetizadores:
reflexões sobre a formação continuada
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https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8928Palavras-chave:
Alfabetizador, Formação Contínua, Formação DocenteResumo
A formação de professores alfabetizadores é um campo de pesquisa que requer exploração e problematização, especialmente em função dos índices insatisfatórios de aprendizagem inicial da língua escrita identificados por avaliações nacionais. Este texto resulta de um levantamento bibliográfico das discussões sobre formação inicial e continuada de professores alfabetizadores. Fundamentando-se em documentos oficiais e estudos de acadêmicos de autores como Gatti e Barretto (2009, 2019), Francisco Imbernón (2006, 2009, 2010), Magda Soares (2014, 2021), entre outros, este estudo tem enquanto objetivo contribuir para o debate sobre esses professores. Concluímos que os argumentos presentes nas pesquisas sobre formação de professores proporcionaram importantes entendimentos. Acreditamos que, após a formação inicial, os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental necessitam de aprofundamento em conhecimentos essenciais para uma prática pedagógica eficaz em alfabetização e letramento. Isso reforça a necessidade de uma formação continuada constante nessa área.
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