Formação de professores alfabetizadores:

reflexões sobre a formação continuada

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8928

Palavras-chave:

Alfabetizador, Formação Contínua, Formação Docente

Resumo

A formação de professores alfabetizadores é um campo de pesquisa que requer exploração e problematização, especialmente em função dos índices insatisfatórios de aprendizagem inicial da língua escrita identificados por avaliações nacionais. Este texto resulta de um levantamento bibliográfico das discussões sobre formação inicial e continuada de professores alfabetizadores. Fundamentando-se em documentos oficiais e estudos de acadêmicos de autores como Gatti e Barretto (2009, 2019), Francisco Imbernón (2006, 2009, 2010), Magda Soares (2014, 2021), entre outros, este estudo tem enquanto objetivo contribuir para o debate sobre esses professores. Concluímos que os argumentos presentes nas pesquisas sobre formação de professores proporcionaram importantes entendimentos. Acreditamos que, após a formação inicial, os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental necessitam de aprofundamento em conhecimentos essenciais para uma prática pedagógica eficaz em alfabetização e letramento. Isso reforça a necessidade de uma formação continuada constante nessa área.

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Biografia do Autor

Karoline Campos Lima Miranda, Prefeitura Municipal de Santa Luzia- MG

Mestre em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2016). Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade Batista de Minas Gerais ( 2019). Possui experiência na área de educação inclusiva como professora de apoio. Trabalhou como Professora de Educação Infantil e como professora na Prefeitura Municipal de Lagoa Santa- MG. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de Santa Luzia - MG.

Santuza Amorim da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduou-se em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e Licenciatura em História (PUC/MG). Possui mestrado em Educação (1997), doutorado em Educação (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado sanduíche pelo INRP (Institut Nacional de Recherche Pédagogigue). Realizou estágio de pós-doutorado na Université Paris 8 (2011/12). Atua como professora no Curso de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atuou como Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação/UEMG em 2013/14. Atualmente integra os seguintes grupos de pesquisas: Nepel (UEMG), Prodoc (UFMG) e Nera/Programa Ações Afirmativas (UFMG). As pesquisas focalizam os seguintes temas: saberes e práticas docentes, práticas culturais e sociais de leitura e desigualdades raciais/ desigualdades escolares.

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Publicado

25/12/2024

Como Citar

Campos Lima Miranda, K., & Amorim da Silva, S. (2024). Formação de professores alfabetizadores: : reflexões sobre a formação continuada. Educação Em Foco, 27(53), 1–20. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8928