Sobre a Revista

Mal-Estar e Sociedade publica artigos, ensaios, resenhas, resumos de dissertações e teses, conferências e debates nas áreas sociais e de humanidades, em todos os seus segmentos. Primordialmente, pretende-se trabalhar com temáticas relacionadas à questão educacional, tendo como pilares o discurso e o conflito. O discurso, na condição de construção de subjetividades, e o conflito como elemento inerente às relações sociais. O conteúdo dos trabalhos deve conter originalidade, expressando um avanço no conhecimento científico, notadamente aquele que revela a busca pela convergência entre o conhecimento teórico e a prática.

About the Journal

Mal-Estar e Sociedade publishes articles, essays, reviews, abstracts of dissertations and theses, conferences and debates in the social and humanities areas, in all its segments. Primarily, it is intended to work with themes related to the educational issue, having discourse and conflict as pillars. Discourse, in the condition of construction of subjectivities, and conflict as an inherent element of social relations. The content of the papers must contain originality, expressing an advance in scientific knowledge, notably that which reveals the search for convergence between theoretical knowledge and practice.

ISSN (eletrônico): 1983-6651

ISSN (impresso): 2238-2801

E-mail: malestaresociedade@uemg.br

Instagram: @malestaresociedade

Edição Atual

v. 15 n. Especial (2025): Revista Mal-Estar e Sociedade - Dossiê Curso de Especialização em Didática e Trabalho Docente: dez anos, dez textos
					Visualizar v. 15 n. Especial (2025): Revista Mal-Estar e Sociedade - Dossiê Curso de Especialização em Didática e Trabalho Docente: dez anos, dez textos

Imbuídos de um espírito de celebração dos 10 anos do curso de especialização Didática e Trabalho Docente (DTD) do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, campus São João del-Rei, reunimos alguns textos de TCC em um dossiê comemorativo, recortando uma parte de nossa história e divulgando o conhecimento produzidos pelos nossos discentes e docentes. Diante do aceite dos discentes, dos docentes e em parceria a Revista Mal-estar e Sociedade, da Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG, apresentamos o dossiê “Curso de Especialização em Didática e Trabalho Docente: dez anos, dez textos”, disponível, para a nossa satisfação, aos leitores interessados na área. O Dossiê conta com dez artigos produzidos por estudantes do curso, em coautoria com os professores orientadores, sobre diferentes temas na área educacional, produzidos entre 2016 e 2023, como resultados de TCC. Além disso, incluímos nessa edição temática uma resenha produzida pelos estudantes da turma 2024, durante a disciplina Fundamentos e Didática da Educação Básica, do livro “Sobre as Tarefas Educativas da Escola e a Atualidade", escrita por Roseli Salete Caldart e publicada em 2023.

Publicado: 2025-04-23

Editorial

Artigos

Resenhas

  • Tarefas educativas e o trabalho docente

    Camila Kássia de Paiva, Delcimar Ribeiro da Silva, Esther Aparecida Santos de Assis, Heloydecarlo Batista Marques da Costa, Rodrigo Wesley de Oiveira, Samantha Cristina Cardoso, Tiago Amaral Okasian, Gisele Francisca da Silva Carvalho, Juliana Brito de Souza
Ver Todas as Edições