A História em vigília”:
A Revolução dos Cravos em Os Memoráveis, de Lídia Jorge
DOI:
https://doi.org/10.36704/rhp.v1i1.6849Palabras clave:
Lídia Jorge, memória, Revolução dos CravosResumen
O presente artigo tem como principal objetivo apresentar o romance Os Memoráveis (2014), de Lídia Jorge, por um viés que busca construir um diálogo entre Literatura e História. A obra escolhida sugere tal reflexão, pois apresenta como um de seus principais planos a recriação literária do dia da Revolução dos Cravos, que permitiu, no ano de 1974, um olhar esperançoso sobre o futuro português. Através da Literatura, a autora propõe um jogo ficcional para recompor tal episódio, construído de forma multifacetada, tecido através de entrevistas fictícias e de outros gêneros discursivos e não discursivos que juntos dão corpo ao livro. A metodologia utilizada é baseada na recolha e leitura de bibliografia que verse sobre o romance e os demais gêneros envolvidos na obra, visando analisar e exemplificar aspectos literários e características desses gêneros que contribuem para o esquema histórico-ficcional, proposto pela autora.
Citas
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Unicamp, 2011.
CHARTIER, Roger (org). História da vida privada, 3: da renascença ao Século da Luzes. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Cia. das Letras, 1991. p.211-219.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2013.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
HUYSSEN, Andreas. Passados presentes: mídia, política, amnésia. In: Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
JORGE, Lídia. A Costa dos Murmúrios. Lisboa: Dom Quixote, 1988.
JORGE, Lídia. O dia dos prodígios. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
JORGE, Lídia. O romance e o tempo que passa ou a convenção do mundo imaginado. In: Portuguese literary & cultural studies 2: Lídia Jorge in other words, Spring, 1999.
JORGE, Lídia. Os Memoráveis. 4ª ed. Lisboa: Dom Quixote, 2014a.
JORGE, Lídia. Uma canção contra o destino. Público. Lisboa, 28 mar. 2014b. Disponível em: https://www.publico.pt/2014/03/28/culturaipsilon/noticia/uma-cancao-contra-o-destino-332372. Acesso em: 20 set. 2019.
MEDEIROS, Paulo de. Memória infinita. In: Portuguese literary & cultural studies 2: Lídia Jorge in other words, Spring, 1999.
MEDINA, Cremilda de Araújo. Entrevista: o diálogo possível. 3. ed. São Paulo: Ática, 1990.
NEVES, Luiz Felipe Baeta. “Para uma teoria da carta – Notas de pesquisa”. In: As máscaras da totalidade totalitária – Memória e produção sociais. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1988.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: PUC-SP. N° 10, p. 12. 1993.
O GLOBO. https://oglobo.globo.com/cultura/livros/escritora-portuguesa-lidia-jorge-lanca-romance-livro-de-contos-no-forum-das-letras-de-ouro-preto-14349688. Acesso em 20. set. 2021.
PEDROSA, Celia et. al. (Org.). Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018
ROSAS, Fernando. O salazarismo e o homem novo: ensaio sobre o Estado Novo e a questão do totalitarismo. Análise Social, Lisboa, n.º 157, 2001, p. 1031-1054.