Um mundo colonial mestiço: as representações familiares oitocentistas na iconografia de Jean Baptista Debret.

Autores

Palavras-chave:

Iconografia, Representação, Debret, Familia, Patriarcal, Matriarcal, História da Arte no Brasil

Resumo

Um mundo colonial mestiço: as representações familiares oitocentistas na iconografia de Jean Baptista Debret.

Resumo: O trabalho busca demonstrar como a representação iconografia sobre família na obra de Jean Baptista Debret reflete um mundo mestiçado fruto dos processos de mundialização ocorridos na America Portuguesa desde a chegada dos europeus até o século XIX. Assim, valoriza-se o caráter polissêmico sobre o olhar de Debret, uma vez que as iconografias referentes à família trazem símbolos visíveis e invisíveis, podendo ser confrontados com as fontes cartoriais do período e serem lidos e interpretados de modos diferentes, mas em diálogo com a obra na temporalidade de sua produção.

Palavras Chaves: Iconografia, Família, Representação iconográfica, Jean Baptista Debret

 

A colonial mestizo world: the 19th-century family representations in Jean Baptista Debret's iconography.

 

Abstract: The work seeks to demonstrate how the representation of iconography about family in the work of Jean Baptista Debret reflects a world of mixed fruit resulting from the processes of globalization that have taken place in Portuguese America since the arrival of Europeans until the 19th century. Thus, the polysemic character is valued over Debret's gaze, since the iconographies referring to the family bring visible and invisible symbols, being able to be confronted with the notary sources of the period and to be read and interpreted in different ways, but in dialogue with the work in the temporality of its production.

Keywords: Iconography, Family, Iconographic representation, Jean Baptista Debret

Recebido em: 04/05/2021 - Aceito em 21/05/2021

Biografia do Autor

Rangel Cerceau Netto, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e do Centro Universitário de Belo Horizonte - Unibh, instituição na qual possui graduação (2002). Doutor (2013) e Mestre (2006) em História Social da Cultura Pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pela mesma instituição possui especialização em História da Cultura e da Arte (2004). Pesquisador convidado da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de 2005 a 2007. Membro do Conselho Deliberativo da Fundação de Educação, Artes e Cultura – FUNDAC. Pesquisador Associado ao Centro de Estudos sobre a Presença Africana no Mundo Moderno - CEPAMM / UFMG 2009 a 2013. Membro do Grupo de pesquisa sobre Estudos Africanos e História do Atlântico Negro - UFMG. Editor responsável pela revista e-hum - Revista Científica das Áreas de Humanidades do Unibh. Fundador e Editor Chefe da Revista eletronica Linguagens nas Artes – Periodico vinculado a Escola Guignard da UEMG. Tem Experiência na área de Artes Plásticas e História, com ênfase em Metodologia de Pesquisa, Arte colonial Americana; Iconografia e Iconologia; Historiografia, História do Brasil Colônia e Império, História regional, História da América Colonial e política de Preservação do Patrimônio Cultural.

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Publicado

2021-06-22

Como Citar

Netto, R. C. (2021). Um mundo colonial mestiço: as representações familiares oitocentistas na iconografia de Jean Baptista Debret. Linguagens Nas Artes, 2(1), 18–28. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/article/view/5687