Cartas a Inimá: 1952 - 1957 Impressões e Experiências na Construção da Sensibilidade Artística de Inimá (Dossiê: A História da Arte e das Artes Plásticas nas narrativas sobre curadorias e exposições)

Authors

  • André Luiz Rocha Mattos Caviola Centro Universitário de Belo Horizonte- UNIBH

Keywords:

Inimá de Paula, Modernismo, Poética expografica , Pintura modernista

Abstract

Abstract: This article consists of studying the correspondence of Jorge Mori and Flávio Shiró Tanaka received by the artist Inimá de Paula (1918 - 1999) between the years 1952 and 1957. These documents were donated by the artist himself in 1998, at the time of creation Fundação Inimá de Paula, an institution dedicated to the preservation and dissemination of his artistic work. From the study of the documentary scope described above, the objective is to identify a fraction of the subjective construction between artist and work as a poetic project.

Author Biography

André Luiz Rocha Mattos Caviola, Centro Universitário de Belo Horizonte- UNIBH

Graduado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH - 2018). Pós-Graduando em Análise e Gestão do Patrimônio Cultural pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). Professor de História em instituições públicas de ensino básico (SEE-MG). Coordenador de Arte e Educação no Museu Inimá de Paula com atividades desenvolvidas na área de curadoria, gestão de equipamentos culturais, educação patrimonial e educação em espaços não formais.

References

REFERÊNCIAS

Audiovisual

DUARTE, Aurora. Inimá de Paula. 1991. Disponível em: https://youtu.be/SrP-CfRAQSQ

Cartas

MORI, Jorge. [PASTA 4] 34. 01/07/1952.

__________. [PASTA 4] 35. 01/07/1952.

__________. [PASTA 4] 24. 01/09/1952.

__________. [PASTA 4] 15. 21/10/1952.

__________. [PASTA 3] 16. 20/07/1953.

__________. [PASTA 3] 15. 18/06/1954.

__________. [PASTA 3] 18. 10/03/1957.

__________. [PASTA 3] 19. 10/03/1957.

TANAKA, Flávio Shiró. [PASTA 3] 13. 24/10/1953.

__________________. [PASTA 2] Nº 2. 23/02/1956.

__________________. [PASTA 2] Nº 3. 23/02/1956.

__________________. [PASTA 2] Nº 1. 12/12/1956.

__________________. [PASTA 2] Nº 5. 21/05/1957.

__________________. [PASTA 2] Nº 6. 21/05/1957.

__________________. [PASTA 2] Nº 7. 21/05/1957.

__________________. [PASTA 2] Nº 8. 21/05/1957.

Jornais e Periódicos

PAULA, Virgínia de. Inimá. Estado de Minas. Belo Horizonte, 12 ago. 2000 Caderno Pensar, p. 7.

Bibliográficas

ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. V. 11 n. 21 (1998): Arquivos Pessoais. Estudos Históricos, p.9-34.

BAXANDALL, Michael. O olhar renascente: pintura e experiência social na Itália da Renascença. Tradução: Maria Cecília Preto da Rocha de Almeida. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991 – (Oficina das Artes; v. 6).

CABRAL, Cleber Araújo. Arquivos literários: postscriptum de uma vida. In.: Aos leitores, as cartas, p. 47-54.

COSTA, Célia Leite. Intimidade versus interesse público: a problemática dos arquivos. Estudos Históricos, p.189-199;

COLI, Jorge. O que é arte? São Paulo: Editora Brasiliense S.A. 1981.

FOUCAULT, Michel. Uma arqueologia das ciências humanas. Trad.: Salma Tannus Muchail. Martins Fontes. São Paulo – 2000.

GOMES, Ângela de Castro. Escrita de si, escrita da História: a título de prólogo. In: GOMES, Ângela de Castro (org.). Escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. p. 07-24.

_______________________. Nas malhas do feitiço: o historiador e os arquivos privados. Estudos Históricos, p. 121-127.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad.: Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

HEYMANN, Luciana Quillet. Os arquivos em questão: novas abordagens, antigas tradições. In: O lugar do arquivo, p. 23-85.

JENKINS, Keith. A história repensada. Trad.: Mário Vilela – 4º Ed. – São Paulo: Contexto, 2013.

MARQUES, Reinaldo. Arquivos literários, entre o público e o privado. In.: Arquivos literários: teorias, histórias, desafios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015, p. 29-85.

MARTINS, Júlio César. Outro modernismo em Minas Gerais: A trajetória marginal de Inimá de Paula. 2011. 142 f.: il. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes.

MORAIS, Frederico. Inimá, o Fauve Brasileiro, 1987.

PINSKY, Carla Bassanezi. LUCA, Tania Regina (Orgs.). O historiador e suas fontes. 1. Ed., 5º reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2017.

REIS, José Carlos. As Identidades do Brasil: de Vanhargen a FHC. 8º ed. – Rio de Janeiro: Editora: FGV, 2006.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. – São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998. 168 p.; 14 x 21 cm.

SAMPAIO, Renato. Inimá, uma biografia, 1999.

SIMMEL, Georg. Sociologia. Organizador [da coletânea] Evaristo de Moraes Filho: [tradução de Carlos Alberto Pavanelli ... et al] – São Paulo: Ática, 1983.

VASCONCELLOS, Eliane. Preservação da Memória Literária. In: Arquivos, patrimônio e memória, p.41-48.

VEYNE, Paul. O Inventário das Diferenças: História e Sociologia. São Paulo: Ed. Brasiliense s.a. 1976.

Published

2021-06-22

How to Cite

Caviola, A. L. R. M. (2021). Cartas a Inimá: 1952 - 1957 Impressões e Experiências na Construção da Sensibilidade Artística de Inimá (Dossiê: A História da Arte e das Artes Plásticas nas narrativas sobre curadorias e exposições). Linguagens Nas Artes, 2(1), 64–77. Retrieved from https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/article/view/5312