Los tratados de geometría y perspectiva de Antonio de Torreblanca
Keywords:
Tratados, Antonio de Torreblanca, Geometria e PerspectivaAbstract
Resumen: La investigación tiene como objetivo indagar en el campo de la perspectiva, principalmente a través del estudio de los tratados, con especial interés en los tratados escritos en lengua española.En este contexto, el estudio se refiere al tratado de geometría y perspectiva, cuyo manuscrito es del siglo XVII. siglo del autor Antonio de Torreblanca, ensamblador y vecino de la ciudad de Villena.
Palabra clave: Tratados;Geometría;perspectiva;Antonio de Torreblanca;siglo XVII
Abstract: The research aims to investigate the field of perspective, mainly through the study of treatises, with special interest in treatises written in the Spanish language. In this context, the study refers to the treatise on geometry and perspective, whose manuscript is by 17th century by the author Antonio de Torreblanca, assembler and neighbor of the city of Villena.
Keyword: Treatises;Geometry;perspective;Antonio de Torreblanca;17th century;
Resumo: A pesquisa tem como objetivo investigar o campo da perspectiva, principalmente por meio do estudo da tratadistica, em especial interesse pelos tratados escritos na língua espanhola. Neste contexto, o estudo refere-se ao tratado de geometria e perspectiva, cujo manuscrito é do século XVII do autor Antonio de Torreblanca, montador e vizinho da cidade de Villena.
Palavra Chave: Tratados; Geometria; perspectiva; Antonio de Torreblanca; Século XVII;
Recebido em: 06/07/2021 – Aceito em 28/08/2021
References
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
ARFE, Juan de. De varia conmensuración para la esculptura y architectura, Sevilla 1585.
ARGAN, G. C. y WITTKOWER, R.. Perspective et Histoire au Quattrocento, Paris, Les éditions de la passion, 1990, págs. 49-52.
CLAVIUS, Christophorus. Geometria practica, Roma, 1604.
COLLAR DE CÁCERES, Fernando. La versión castellana inédita del segundo libro de Serlio, en Boletín del Museo e Instituto Camón Aznar, LXXVIII (1999), pp. 5 -52.
DAMISCH, H.. L’Origine de la Perspective, Paris, Flammarion, 1993, págs. 75 a 77, 140 y 352.
FARAGO, Claire (ed.). Re-Reading Leonardo. The Treatise on Painting across Europe 1500-1900, Ashgate 2008, pp. 327-348.
LABACCO, Antonio. Libro d’Antonio Labacco appartenente a l’architettura nel qual si figurano alcvne notabili antiquitá di Roma, Roma, 1559.
MOYA, Juan Pérez de . Principios de geometria, de que se pod[r]an aprovechar los estudiosos de artes liberales, y todo hombre que su officio le necessitare a tomar la regla y co[m]pas en la mano. Con el medir, y dividir tierras (Madrid, 1584).
NAVARRO DE ZUVILLAGA, Javier. Los dos libros de geometría y perspectiva práctica de Antonio de Torreblanca, Academia, Boletín de la Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, Segundo Semestre, nº 69, págs. 449-488.
NAVARRO DE ZUVILLAGA, Javier. Imágenes de la perspectiva, Siruela, Madrid 1996.
NAVARRO DE ZUVILLAGA, Javier. La perspectiva en las artes, Barcelona, Serbal, 2000, pág. 116.
PALOMINO, Antonio. El Museo Pictórico y Escala Óptica, tomo III, Madrid 1715-1724.
VIGNOLA-Danti, Le due regole della prospettiva pratica, Roma 1583, p. 86.
ZOLLNER, Frank. L’uomo vitruviano di Leonardo Da Vinci, Rudolf Wittkower e l’Angelus Novus di Walter Benjamin. Estratto da «Raccolta Vinciana», Fascículo XXVI, p. 333
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Javier Navarro de Zuvillaga
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-Non-Commercial 4.0 Internacional (CC - BY - NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).