A MODA DE LUÍS XIV: A ERA ANTERIOR AO MEDO MASCULINO DO JULGAMENTO FRONTE SEU ESTILO E SEU RETRATO ARTÍSTICO-MIDIÁTICO COMO DISSEMINADOR

Autores/as

Palabras clave:

Luís XIV, barroco, moda masculina, gênero, homem.

Resumen

Resumo: O artigo busca analisar o momento em que a moda ocidental em sua ethosadquire como principal correspondente o gênero masculino. Com o rei francês Luís XIV como intercessor da pesquisa, será possível identificar uma era em que os homens ansiavam pelas novidades da indústria da moda, sendo adeptos à maquiagem, ao salto (desenvolvido de maneira primária exatamente para o gênero em questão), e à tecidos brocados e com muitas ornamentações, comlimitadas críticas e preocupações em torno do julgamento do indivíduo diante a forma em que este se apresenta.
Palavras-chave: Luís XIV, barroco, moda masculina, gênero, homem.
Abstract: The article looks to analise the moment where the ocidental fashion into it’sethos adquire as principal correspondent them as culinegender. With Louis XIV as the intercessor o there search, it Will be possible to identifyanera in which mencraved for the news of the fashion industry, bein gadepts to makeups, to the heels (developed in the first place exactly to the genderquoted here), and int obrocade fabrics with a lotofornaments, with limited critic sand concerns be yondjudgements of the individue beyonds the way it looks and appear in society.
Keywords:Louis XIV, barroque, male fashion, gender, man.

Recebido em:25/07/2020 – Aceito em 23/08/2020

Biografía del autor/a

Juliana Trentin Rodrigues

MA em História da Arte - PUC MG (2020 -)

Designer de Moda - UEMG Passos (2017 - 2020)

 

Citas

ANDRZEJEWSKI, L. A moda como história. Revista Eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo, São Paulo, n. 53, p. 1-8, abr. 2012.

ARTS AND CULTURE. Luís XIV: A construção de uma imagem política. [20-]. Disponível em: https://artsandculture.google.com/exhibit/lu%C3%ADs-xiv-a-constru%C3%A7%C3%A3o-de-uma-imagem-pol%C3%ADtica/lQKi0IFV0mUgLA.

FRASQUETE, D. R. A representação da indumentária como elemento midiático na construção da imagem real de Luís XIV. In: COLÓQUIO DE MODA, 10, 2014, São Paulo. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/coloquio2017/anais/anais/edicoes/10-Coloquio-de-Moda_2014/COMUNICACAO-ORAL/CO-EIXO3-CULTURA/CO-EIXO-3-A-Representacao-Da-Indumentaria-Como-Elemento-Midiatico-Na-Construcao-Da-Imagem-Real-De-Luis-XIV.pdf. Acesso em: 16 jul. 2020.

GETTY IMAGES. Louis XIV, 1666. Creator Royal Savonnerie Manufactory, Chaillot Workshops (French, est. 1627); Pierre Josse Perrot (French). (Photo by Heritage Arts/Heritage Images via Getty Images). 1754. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto-jornal%C3%ADstica/louis-xiv-1666-creator-royal-savonnerie-manufactory-foto-jornal%C3%ADstica/1183174177?adppopup=true

LIPOVETSKY, G. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, 352 p.

MACÁRIO, A. C. M. Imagem, salto alto e representações de gênero: estudo sobre a campanha love in color da marca Arezzo. 2012. Monografia (Especialização em Design) – Universidade Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2012.

MOREIRA, M. C. G. A condição feminina: uma breve retrospectiva histórica. In: MOREIRA, M. C. G. A violência entre parceiros íntimos: o difícil processo de ruptura. 2005. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. f. 17-40. Disponível em: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0310205_05_cap_02.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

RECH, S. R; PERITO, R. Z. Sobre tendências de moda e sua difusão. DA Pesquisa, Florianópolis, v. 4, n. 6, 2009.

RODARTE, L. F. Durante o absolutismo: o rei faz as leis. In: RODARTE, L. F. História e Geografia Loyane. 4 jun. 2016. Disponível em: http://historiaegeografialoyane.blogspot.com/2016/06/pintura-de-luis-xiv-rei-da-franca-e-de.html. Acesso em: 21 jul. 2020.

RUDGE, P. B. Christian Louboutin: pés femininos vestidos com distinção.2014. Tese (Mestrado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

SANA. O barroco e a moda alternativa. In: SANA. Moda de Subculturas. 26 jun. 2010. Disponível em: http://www.modadesubculturas.com.br/2010/06/o-barroco-e-moda-underground.html. Acesso em: 18 jun. 2020.

SILVA, S. G. Masculinidade na história: a construção social da diferença entre os sexos. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 20, n. 3, set. 2000.

TRINCA, T. P. Moda e reificação: a supremacia da aparência na sociedade do consumo. Anais do Colóquio Marx e Engels, Campinas, v.4, 2005.

VIEIRA, T. G. Moda e controle: as vestimentas e adornos nas Leis Suntuárias em Valladolid na baixa Idade Média. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.

Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Trentin Rodrigues, J. (2020). A MODA DE LUÍS XIV: A ERA ANTERIOR AO MEDO MASCULINO DO JULGAMENTO FRONTE SEU ESTILO E SEU RETRATO ARTÍSTICO-MIDIÁTICO COMO DISSEMINADOR. Linguagens Nas Artes, 1(2), 28–34. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/article/view/5005