Curadoria Educativa e Mediação Cultural em Exposições de Artes Visuais (Dossiê: A História da Arte e das Artes Plásticas nas narrativas sobre curadorias e exposições)

Autori

Parole chiave:

Mediação cultural; Curadoria educativa; Artes Visuais

Abstract

Resumo:  Este artigo tem como objetivo abordar o tema da curadoria educativa em exposições de artes visuais. Apresenta conceitos sobre a mediação cultural, suas estratégias, metodologias e desdobramentos, possibilitando ver novas práticas para a formação de públicos na contemporaneidade. O estudo buscou abordar a importância das ações educativas, baseadas em pesquisa bibliográfica de autores da área de curadoria e arte-educação.

Palavras-chave: Mediação cultural; Curadoria educativa; Artes Visuais

Educational Curatorship and Cultural Mediation in Visual Arts Exhibitions

Abstract: This article aims to address the theme of educational curating programs in visual arts exhibitions. Presenting concepts about cultural mediation, its strategies, methodologies, and developments, making it possible to see new practices for the formation of contemporary audiences. The study sought to address the importance of educational actions, based on bibliographic research by authors in the field of curation and art education.

Keywords: Cultural mediation; Educational Curation; Visual Art.

Recebido em 07/04/2021 - Aceito em 29/05/2021

Biografie autore

Giovane da Silva Diniz, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado em licenciatura em artes plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG 2014. É mestre em Artes visuais pelo PPGArtes da UEMG. Começou seus estudos em artes na Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade EARMFA da Fundação de Arte de Ouro Preto FAOP, em 2003. Têm experiências na área de Arte-educação, Docência e Mediação Cultural. Atualmente é professor de Artes Visuais na Fundação Clóvis Salgado. Desenvolve pesquisas e trabalhos artísticos com pintura, desenho, performance e intervenção urbana.

Celina Figueiredo Lage, Universidade do Estado de Minas Gerais -UEMG

Celina Figueiredo Lage é Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes/UEMG) e dos Cursos de Graduação da Escola Guignard, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Sua trajetória acadêmica e artística fez com que se tornasse expert nas relações interartes, com ênfase nas Artes da Antiguidade Grega e da Contemporaneidade. Atuou de 2009 a 2012 no Programa de Pós-Graduação em Artes Aplicadas da Universidade Helênica Aberta, na Grécia. Doutora em Literatura Comparada, Mestre em Teoria da Literatura e Licenciada em Letras, com habilitação em Grego e Latim. Pós-doutorado na National & Kapodistrian University of Athens (Grécia) e na Athens School of Fine Arts (Grécia). Ex-Bolsista da Fundação Alexander Onassis, do State Scholarships Foundation (Grécia), da FAPEMIG e do CNPq. Membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Belo Horizonte - COMUC. Vice-Presidente do Comitê Brasileiro para Reunificação das Esculturas do Partenon (membro do International Commitee for Reunification of the Parthenon Sculptures) colaborando regularmente com Museu da Acrópole e Ministério da Cultura da Grécia. Ganhadora do prêmio Pontos de Memória no Exterior do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do Ministério da Cultura, do prêmio Coroa de Ouro pela Associação do Helenismo Ecumênico (Grécia), e do Prêmio Xerox do Brasil na categoria Tradução pelo livro ?Poesia Grega Antiga?. Possui atuação internacional no campo da performance, música experimental, poesia sonora, poesia digital, video-arte, fotografia e curadoria de eventos multimídia. Áreas de atuação - Literaturas Clássicas, Literatura Comparada, Teatro, Performance, Artes Visuais, Novas Mídias, Curadoria, Cinema, Fotografia, Música Experimental e Arte Contemporânea.

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Pubblicato

2021-06-22

Come citare

da Silva Diniz, G., & Figueiredo Lage, C. . (2021). Curadoria Educativa e Mediação Cultural em Exposições de Artes Visuais (Dossiê: A História da Arte e das Artes Plásticas nas narrativas sobre curadorias e exposições): . Linguagens Nas Artes, 2(1), 29–38. Recuperato da https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/article/view/5593