A pintura como científica e liberal: A defesa empreendida pelo português Filipe Nunes no tratado do Arte da Pintura. Symmetria e Perspectiva, Lisboa, 1615.
Palabras clave:
Pintura, Perspectiva, Artes, Liberalidade, TratadosResumen
Resumo:O objetivo deste artigo é refletir sobre a maneira que o dominicano Filipe Nunes defendeu a pintura em seu tratado Arte da Pintura, simetria e perspectiva, publicado em 1615, em Lisboa, pelo impressor Pedro Craesbeeck.
Palavras-chaves: Pintura, Perspectiva e liberalidade, cientificidade.
Abstract: The objective of this paper is to discuss the way the Dominican Filipe Nunes defended the painting in his treatise Art of Painting, symmetry and perspective, published in 1615, in Lisbon, by the printer Peter Craesbeeck.
Key words: Painting, Perspective and Liberality.
Recebido em: 23/07/2021 – Aceito em 28/08/2021
Citas
Referencias Bibliograficas:
BÁRBARO. Daniel. La pratica Della Perspectiva [...]. Veneza: Camillo & Rutilio Borgominieri Fratelli, 1569.
BAZIN. Germain. História da História da Arte. Tradução Antônio de Pádua Daneis. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BELTING. Hans. Florencia y Bagdad. Una historia de la mirada entre Oriente y Occidente. Traductor: Joaquín Chamorro Mielke. Madrid: Akal. 2012.
COMANINI, Gregorio. Il Figino ovvero del fine della pittura, Mantua, 1591. p. 183. In: SALDANHA, Nuno (org.). Poéticas da imagem. Lisboa: Editorial Caminho, 1995.
DA VINCI, Leonardo. In: Anotações de Leonardo de Da Vinci por ele mesmo. Tradução Marcos Malvezzi Leal e Martha Malvezzi Leal. São Paulo: Mandras, 2004.
EUCLIDES. La perspectiva e especularia de Euclides. Tradução: Pedro Ambrósio Orderiz. Madrid: Alonso Gomes, 1585. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_obrasraras/or815330/or815330_item1/index.html>. Acesso em: 12 nov. 2011.
GOMES, Paulo Jorge Pedrosa Santos. Arte Poética: um tratado maneirista de métrica. 1996. 203f. Dissertação de mestrado (Literatura) – Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra. Coimbra.
GRAYSON, Cecil. Introdução. In: ALBERTI, Leon Battista. Da Pintura, 1436. Edição traduzida por Antônio da Silveira Mendonça. Campinas: UNICAMP, 2009. p. 14.
HOCKNEY, David. O conhecimento secreto. Tradução: José Marcos Macedo. São Paulo: Cosac & Naif, 2002.
HOLANDA, Francisco. Da Pintura Antiga. In: VASCONCELOS, Joaquim de. Introdução. Porto: Renascença Portuguesa, 1918.
KEMP, Martin. La Scienza dell’Arte – prospectiva e percezione visiva da Brunelleschi a Seurat. Florença: Giunti, 1990.
MELLO, Magno Moraes. Perspectiva pictorum arquitecturas ilusórias nos tectos pintados em Portugal no século XVIII. 2002. 4Pt. Tese (Doutorado) Universidade Nova Lisboa, Lisboa. pp. 417.
NUNES, Philippe Nunes. Arte da pintura, Symmetria, e Perspectiva. Lisboa: Pedro Crasbeeck, 1615. In: VENTURA, Leontina. Estudo Introdutório. Porto: Paisagem, 1982.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2007.
PÍFANO. Raquel Quinet. Ut Pictura Poesis no tratado de Philippe Nunes. In: Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 24. 2004, Belo Horizonte. Anais do XXIV Colóquio do CBHA. Belo Horizonte: [s/n], 2004. p. 7.
ROSSI, Paolo. Nascimento da Ciência Moderna: Tradução: Antônio Angonese. São Paulo: Edusc, 2001.
SALDANHA, Nuno (org.). Poéticas da imagem. Lisboa: Editorial Caminho, 1995.
THUIlLHER, Pierre. De Arquimedes a Einstein- a fase oculta da invenção cientifica. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
TOSSATO, Claudemir Roque. A função do olho humano na óptica no final do século XVI. Revista Scientiae Studia, São Paulo, v.3, n.3, p. 415-441, Julho/Setembro. 2005.
VENTURA. Leontina. Estudo Introdutório. In: NUNES, Philippe. Arte da Pintura e Symmetria, e Perspectiva. Porto: Editorial Paisagem, 1982.
WERTHEIM, Margaret. Uma história do espaço: de Dante à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Renata Nogueira Gomes de Morais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-Non-Commercial 4.0 Internacional (CC - BY - NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).