SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS: AS PINTURAS DO MEIO NORTE MINEIRO – DIAMANTINA E SERRO (MG) – E O CONTRAPONTO PAULISTA – MOGI DAS CRUZES (SP).
Abstract
Resumo: O presente estudo tem por objetivo estabelecer as semelhanças e diferenças existentes entre as pinturas ilusionistas de Igrejas do meio norte mineiro – Diamantina e Serro – com as pinturas de São Paulo - Mogi das Cruzes. Embora não haja comprovação do deslocamento dos autores que executaram cada obra nas diferentes localidades, por meio das imagens é possível apresentar o diálogo intenso na forma e no esquema compositivo das pinturas.
Palavras Chaves: pintura ilusionista; falsa arquitetura; pintura de teto
Abstract: This study aims to establish the similarities and differences between the illusionist paintings of churches in the north of Minas Gerais - Diamantina and Serro - with the paintings of São Paulo - Mogi das Cruzes. Although there is no evidence of the displacement of the authors who executed each work in different locations, through the images it is possible to present an intense dialogue in the form and compositional scheme of the paintings.
Keywords: illusionist painting; false architecture; ceiling painting
Recebido em: 03/08/2020 – Aceito em 09/09/2020
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Daniela Manoel dos Santos Pereira
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-Non-Commercial 4.0 Internacional (CC - BY - NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).