Reflexões filosóficas sobre ensino e aprendizagem: (re)avaliando aspectos teórico-metodológicos
Palabras clave:
Filosofia da educação; Ensino e aprendizagem; Poesia e Educação.Resumen
Este artigo tem como objetivo refletir sobre inerente à Filosofia da Educação, a partir da problemática do ensino e aprendizagem enquanto questões filosóficas relevantes e básicas no contexto educacional. Procura-se, com os filósofos Heidegger (2005) e Deleuze (2003) construir uma interpretação a esses problemas que são objetos dessa relação entre Filosofia e Educação. Para tal, amparamo-nos na metodologia com abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. Partimos da hipótese de que para pensar uma proposta de ensino e aprendizagem cogita-se que é importante valer-se da interdisciplinaridade no contexto da educação, especificamente seguindo o conceito de imaginação, relacionado a Vygotsky (2004). Assim, tal perspectiva se demonstrar-se-á por meio da aproximação entre poesia e filosofia, enquanto estímulos potenciais ao processo pedagógico.
Citas
ANDRADE, C. D. Claro Enigma. Rio de Janeiro: Record, 1998.
___________Reunião - 10 livros de poesia. 4. ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio , 1973.
CASTORIADIS, C. As Encruzilhadas do Labirinto I. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
DELEUZE, G.; Proust e os Signos. Tradução de Antonio Carlos Piquet e Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
HEIDEGGER, M. ¿Qué Significa Pensar? Tradução espanhola de Raúl Gabás. Madri: Editorial Trotta, 2005.
___________. Os Conceitos Fundamentais da Metafísica: Mundo – Finitude - Solidão. Trad. Marco A. Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
___________. Heráclito: A Origem do Pensamento Ocidental. Lógica: A Doutrina Heraclítica do Lógos. Tradução de Márcia Sá C. Schuback. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2000.
HERÁCLITO. Pré – Socráticos. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999.
QUINTANA, M. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. 2ª ed. São Paulo: Martins fontes, 2004.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.