Reflexões filosóficas sobre ensino e aprendizagem: (re)avaliando aspectos teórico-metodológicos

Autores

  • Joilson de Oliveira UFABC

Palavras-chave:

Filosofia da educação; Ensino e aprendizagem; Poesia e Educação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre inerente à Filosofia da Educação, a partir da problemática do ensino e aprendizagem enquanto questões filosóficas relevantes e básicas no contexto educacional. Procura-se, com os filósofos Heidegger (2005) e Deleuze (2003) construir uma interpretação a esses problemas que são objetos dessa relação entre Filosofia e Educação. Para tal, amparamo-nos na metodologia com abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. Partimos da hipótese de que para      pensar uma proposta de ensino e aprendizagem cogita-se que é importante valer-se da interdisciplinaridade no contexto da educação, especificamente seguindo o conceito de imaginação, relacionado a Vygotsky (2004). Assim, tal perspectiva      se demonstrar-se-á por meio da      aproximação entre poesia e filosofia, enquanto estímulos potenciais ao processo pedagógico.

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Publicado

18/08/2022

Como Citar

de Oliveira, J. (2022). Reflexões filosóficas sobre ensino e aprendizagem: (re)avaliando aspectos teórico-metodológicos . Revista Mediação, (13). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/6445