O modelo probabilístico Gumbel no ajustamento da vazão máxima do córrego Norete

Autores

  • Gracielle Antunes Araújo Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade, MG
  • Valeria Rosado Pinheiro
  • Kilder Cristiano Silveira
  • Patrick Langreney Simitan

DOI:

https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i4.4294

Palavras-chave:

distribuição de gumbel, modelo probabilístico, degradação ambiental

Resumo

O ciclo hidrológico alterou-se devido à degradação ambiental, comprometendo a vazão dos rios e, em particular, do Ribeirão Norete, o que afetou a produção agrícola nas propriedades rurais locais. Além disso, a falta de investimentos, de cultura e de políticas de conscientização ambiental resultou em um comportamento descontínuo do ciclo hidrológico. Assim, este trabalho é motivado pela necessidade de modelação da vazão do ribeirão Norete, a partir de um modelo probabilístico, que pode ser utilizado como ferramenta robusta de controle para aplicação em projetos de recuperação ambiental do Norete. Para o estudo, mensurou-se a vazão nas semanas em que houve precipitação e, a partir de uma análise estatística dos dados para o estudo e modelação da vazão máxima, observou-se sazonalidade acentuada, o que gerou o ajuste a um modelo de extremos. Concluiu-se que os dados seguem uma distribuição de probabilidade Gumbel de máximos, com parâmetros estimados pela máxima verossimilhança, obtidos com aplicação de métodos numéricos.

Biografia do Autor

Gracielle Antunes Araújo, Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade, MG

Possui graduação em Matemática Aplicada no ramo de Estatística e Investigação Operacional (2009), revalidado pela UFBA, e Mestrado em Estatística (2011) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, revalidado pela UFMG. Atualmente é docente na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), unidade de João Monlevade, nas disciplinas de Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III e Cálculo Numérico, pesquisadora e prestadora de serviços de consultoria em Estatística, Matemática e Ciências da Computação. Tem experiência na área de Matemática Aplicada com ênfase em Estatística e Investigação Operacional.

Valeria Rosado Pinheiro

Possui graduação em Ciências com habilitação plena em Matemática, MBA em Gerenciamento de projetos, mestrado em Estatística aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa, especialização em Docência do Ensino Superior e graduação em Administração. Tem experiência na área de Estatística, Educação e Matemática. É autora de alguns artigos científicos tratando dos mais diversos temas envolvendo educação, estatística, matemática e teorias abordadas nas Engenharias. Atuou auxiliando na criação do site Matemática e tecnologia e na construção de alguns aplicativos, trabalhou também na produção artística/cultural em eventos e exposições. Foi docente na Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni e já lecionou as seguinte disciplinas: Cálculo I, Cálculo II, calculo III, Cálculo numérico, Matemática básica, Estatística e Métodos quantitativos, Probabilidade e estatística, Nivelamento I, Nivelamento II e Nivelamento III, Física II , Mecânica Geral, Projeto integrador, Eletromagnetismo II, Física I e Análise de Sistemas, Eletromagnetismo I, Física eletricidade e Modelagem ambiental, nos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia elétrica. Desenvolveu trabalhos de consultoria e assessoria utilizando a estatística e otimização de processo em algumas empresas de Teófilo Otoni. Em 2018 iniciou sua atuação como membro do Comitê de ética e Pesquisa (CEP) e foi aprovada como avaliadora do INEP para recredenciamento e reconhecimento de curso (presencial). Foi membro do NDE e coordenadora do programa de extensão Sustentabilidade Socioambiental onde desenvolve várias ações extensionistas. Em empregos anteriores trabalhou com vendas e no RH com treinamentos, capacitações, contratação e eventos. Possui conhecimento em algoritmos, R project, SAS, SPSS, excel, dentre outros. Atualmente, iniciou seus estudos através de cursos de curta duração na área de redes neurais, inteligência computacional, SQL e programação em Python.

Kilder Cristiano Silveira

Possui ensino-medio-segundo-grau pela Universidade Federal de Viçosa (2010) . Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal , com ênfase em Conservação da Natureza.

Patrick Langreney Simitan

Possui técnica em Informática para Internet, atualmente estou me graduando no curso de Engenharia Ambiental.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Araújo, G. A., Pinheiro, V. R., Silveira, K. C., & Simitan, P. L. (2020). O modelo probabilístico Gumbel no ajustamento da vazão máxima do córrego Norete. Revista Engenharia De Interesse Social, 1(4). https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i4.4294

Edição

Seção

Artigos Originais