O modelo probabilístico Gumbel no ajustamento da vazão máxima do córrego Norete

Autores/as

  • Gracielle Antunes Araújo Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade, MG
  • Valeria Rosado Pinheiro
  • Kilder Cristiano Silveira
  • Patrick Langreney Simitan

DOI:

https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i4.4294

Palabras clave:

distribuição de gumbel, modelo probabilístico, degradação ambiental

Resumen

O ciclo hidrológico alterou-se devido à degradação ambiental, comprometendo a vazão dos rios e, em particular, do Ribeirão Norete, o que afetou a produção agrícola nas propriedades rurais locais. Além disso, a falta de investimentos, de cultura e de políticas de conscientização ambiental resultou em um comportamento descontínuo do ciclo hidrológico. Assim, este trabalho é motivado pela necessidade de modelação da vazão do ribeirão Norete, a partir de um modelo probabilístico, que pode ser utilizado como ferramenta robusta de controle para aplicação em projetos de recuperação ambiental do Norete. Para o estudo, mensurou-se a vazão nas semanas em que houve precipitação e, a partir de uma análise estatística dos dados para o estudo e modelação da vazão máxima, observou-se sazonalidade acentuada, o que gerou o ajuste a um modelo de extremos. Concluiu-se que os dados seguem uma distribuição de probabilidade Gumbel de máximos, com parâmetros estimados pela máxima verossimilhança, obtidos com aplicação de métodos numéricos.

Biografía del autor/a

Gracielle Antunes Araújo, Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade, MG

Possui graduação em Matemática Aplicada no ramo de Estatística e Investigação Operacional (2009), revalidado pela UFBA, e Mestrado em Estatística (2011) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, revalidado pela UFMG. Atualmente é docente na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), unidade de João Monlevade, nas disciplinas de Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III e Cálculo Numérico, pesquisadora e prestadora de serviços de consultoria em Estatística, Matemática e Ciências da Computação. Tem experiência na área de Matemática Aplicada com ênfase em Estatística e Investigação Operacional.

Valeria Rosado Pinheiro

Possui graduação em Ciências com habilitação plena em Matemática, MBA em Gerenciamento de projetos, mestrado em Estatística aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa, especialização em Docência do Ensino Superior e graduação em Administração. Tem experiência na área de Estatística, Educação e Matemática. É autora de alguns artigos científicos tratando dos mais diversos temas envolvendo educação, estatística, matemática e teorias abordadas nas Engenharias. Atuou auxiliando na criação do site Matemática e tecnologia e na construção de alguns aplicativos, trabalhou também na produção artística/cultural em eventos e exposições. Foi docente na Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni e já lecionou as seguinte disciplinas: Cálculo I, Cálculo II, calculo III, Cálculo numérico, Matemática básica, Estatística e Métodos quantitativos, Probabilidade e estatística, Nivelamento I, Nivelamento II e Nivelamento III, Física II , Mecânica Geral, Projeto integrador, Eletromagnetismo II, Física I e Análise de Sistemas, Eletromagnetismo I, Física eletricidade e Modelagem ambiental, nos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia elétrica. Desenvolveu trabalhos de consultoria e assessoria utilizando a estatística e otimização de processo em algumas empresas de Teófilo Otoni. Em 2018 iniciou sua atuação como membro do Comitê de ética e Pesquisa (CEP) e foi aprovada como avaliadora do INEP para recredenciamento e reconhecimento de curso (presencial). Foi membro do NDE e coordenadora do programa de extensão Sustentabilidade Socioambiental onde desenvolve várias ações extensionistas. Em empregos anteriores trabalhou com vendas e no RH com treinamentos, capacitações, contratação e eventos. Possui conhecimento em algoritmos, R project, SAS, SPSS, excel, dentre outros. Atualmente, iniciou seus estudos através de cursos de curta duração na área de redes neurais, inteligência computacional, SQL e programação em Python.

Kilder Cristiano Silveira

Possui ensino-medio-segundo-grau pela Universidade Federal de Viçosa (2010) . Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal , com ênfase em Conservação da Natureza.

Patrick Langreney Simitan

Possui técnica em Informática para Internet, atualmente estou me graduando no curso de Engenharia Ambiental.

Publicado

2020-01-02

Cómo citar

Araújo, G. A., Pinheiro, V. R., Silveira, K. C., & Simitan, P. L. (2020). O modelo probabilístico Gumbel no ajustamento da vazão máxima do córrego Norete. Revista Engenharia De Interesse Social, 1(4). https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i4.4294

Número

Sección

Artigos Originais