Dimensionamento de uma associação de bombas hidráulicas com uso de Arduino como parâmetro de automação

Autores

  • Alexsander Saves dos Santos Universidade Brasil
  • Caio Delano Couto Santos Universidade Brasil
  • Carlos Henrique Barbosa Sabino Universidade Brasil
  • Kauan Bernardes Cezar de Oliveira Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i6.4789

Palavras-chave:

Bombas, Associações Hidráulicas, Automação

Resumo

O presente projeto teve como objetivo desenvolver mecanicamente um sistema de associações de bombas hidráulicas em paralelo e em série com características mistas, sendo controlado por mecanismo de automação como uso de Arduinos e relés. A metodologia utilizada foi uma pesquisa experimental, que permite avaliar o sistema hidráulico por meio da montagem da parte estrutural, elétrica, dos testes, coletas de dados e por métodos algébricos. O trabalho, portanto, permitiu a compreensão do sistema de associações de bombas hidráulicas, quando associadas em série apresenta uma altura manométrica de 2,16 m e uma vazão de 9,166x10-5 m3/s e, quando associadas em paralelo, apresenta uma altura manométrica de 0,72 m e uma vazão de 1,83x10-4 m3/s, comprovando que o sistema em série gera maiores alturas manométricas, enquanto o sistema em paralelo promove maiores vazões volumétricas. Ademais, validou a eficiência da aplicação de um sistema com parâmetros automáticos.

Biografia do Autor

Alexsander Saves dos Santos, Universidade Brasil

Possui graduação em Física pelo Centro Universitário de Votuporanga (2006) / Graduação em Pedagogia pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (2016) / Pós-Graduação em Fundamentando a Prática de Ensino do Professor de Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / UNESP / Campus de Ilha Solteira (SP) (2010) / Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil (2018) / Professor dos Cursos de Engenharia Química e Medicina da Universidade Brasil / Campus Fernandópolis (SP) / Tem experiência em Termodinâmica e Operações Unitárias, com ênfase na transferência de calor em equipamentos industriais, Fenômenos de Transporte e Energia Renovável.

Caio Delano Couto Santos, Universidade Brasil

Discente do curso de Engenharia Química.

Carlos Henrique Barbosa Sabino, Universidade Brasil

Discente do curso de Engenharia Química.

Kauan Bernardes Cezar de Oliveira, Universidade Brasil

Discente do curso de Engenharia Química.

Downloads

Publicado

31/12/2020 — Atualizado em 05/01/2021

Como Citar

Santos, A. S. dos, Santos, C. D. C., Sabino, C. H. B., & Oliveira, K. B. C. de. (2021). Dimensionamento de uma associação de bombas hidráulicas com uso de Arduino como parâmetro de automação. Revista Engenharia De Interesse Social, 5(6), 129–149. https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i6.4789

Edição

Seção

Artigos Originais