Dimensionamento de uma associação de bombas hidráulicas com uso de Arduino como parâmetro de automação
DOI:
https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i6.4789Keywords:
Bombas, Associações Hidráulicas, AutomaçãoAbstract
O presente projeto teve como objetivo desenvolver mecanicamente um sistema de associações de bombas hidráulicas em paralelo e em série com características mistas, sendo controlado por mecanismo de automação como uso de Arduinos e relés. A metodologia utilizada foi uma pesquisa experimental, que permite avaliar o sistema hidráulico por meio da montagem da parte estrutural, elétrica, dos testes, coletas de dados e por métodos algébricos. O trabalho, portanto, permitiu a compreensão do sistema de associações de bombas hidráulicas, quando associadas em série apresenta uma altura manométrica de 2,16 m e uma vazão de 9,166x10-5 m3/s e, quando associadas em paralelo, apresenta uma altura manométrica de 0,72 m e uma vazão de 1,83x10-4 m3/s, comprovando que o sistema em série gera maiores alturas manométricas, enquanto o sistema em paralelo promove maiores vazões volumétricas. Ademais, validou a eficiência da aplicação de um sistema com parâmetros automáticos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém, deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o material submetido não poderá sofrer mais alterações. Caso se deseje fazê-lo, deverá ser iniciado um novo processo de submissão.