Desafios no gerenciamento de resíduos em construção de pequeno porte
DOI:
https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i6.4682Palabras clave:
Resíduos Sólidos, Construção Civil, Pequenos Construtores, Canteiro de ObrasResumen
A indústria da construção civil é reconhecida como segmento de relevância para o desenvolvimento econômico e social, também considerada como setor que demanda uma expressiva quantidade de recursos naturais e gera um elevado volume de resíduos durante o processo construtivo. O gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil é um desafio atual e a implantação de medidas que visem a redução ou a reciclagem desses resíduos pode contribuir para melhorias durante o processo construtivo. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar algumas práticas sustentáveis que podem ser adotadas por pequenos empreendimentos da construção civil, elencando possíveis soluções para os resíduos mais volumosos gerados em um canteiro de obras. Para apresentar as informações técnicas pertinentes foram analisadas três construtoras localizadas na mesorregião da Borborema, estado da Paraíba, que atuam com empreendimentos de pequeno porte na construção de casas populares. Com base na experiência observada, vale destacar que, para o desenvolvimento de ações sustentáveis, há a necessidade de se elaborar estratégias desde a fase de projeto e implementar uma cultura organizacional e educativa que envolva a execução de tais estratégias.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém, deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o material submetido não poderá sofrer mais alterações. Caso se deseje fazê-lo, deverá ser iniciado um novo processo de submissão.