Manifestações patológicas em revestimentos cerâmicos de fachada na cidade de Itabira/MG

Autores

  • Hugo Marlon da Silva Nascimento Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1466-3676
  • Daniel Coelho do Amaral Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.36704/25256041/reis.v8i10.6926

Palavras-chave:

Manifestações Patológicas. Revestimento Cerâmicos. Construção Civil.

Resumo

Este estudo busca identificar manifestações patológicas em revestimentos de fachada na cidade de Itabira/MG, analisando o contexto municipal em empreendimentos que apresentaram alguma manifestação patológica em revestimento de fachada, assim como o desempenho das principais construtoras atuantes no município. Foi realizado um levantamento de treze empreendimentos com tipologia construtiva de maior incidência na cidade e realizada análise visual para a identificação das manifestações patológicas. O contexto geral da cidade de Itabira/MG demonstrou a existência de certa variação na cultura construtiva da cidade, que pode ser dividida em dois eixos de atuação, construtoras atuantes no mercado, que demonstram um bom desempenho e não apresentam grandes problemas em relação a manifestações patológicas e os grupos de pessoa física, que tentam atuar em mercado que não é seu foco, em grande maioria, profissionais de outras áreas que demonstram desempenho inadequado das edificações construídas por esta prática.

Biografia do Autor

Hugo Marlon da Silva Nascimento, Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

Doutorando em Materiais para Engenharia pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Mestre em Construção Civil pelo Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da Escola de Engenharia da UFMG (2019), Especialista em Gestão e Avaliação das Construções pelo Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da Escola de Engenharia da UFMG (2015), Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2010). Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo pela UNA - Itabira, Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Ensinar Brasil (Rede Doctum João Monlevade). Foi Diretor do Departamento de Habitação da Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano. Possui experiência no desenvolvimento de projetos arquitetônicos, gestão e execução de obras. Desenvolve pesquisas relacionadas a Análise de Materiais e Processos Construtivos.

Daniel Coelho do Amaral, Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

Mestrando no Programa de Mestrado Materiais para Engenharia, na Unifei - campus Itabira, com foco em materiais semicondutores. Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2016).

Referências

PEZZATO, L. M., SCHIERI, E.P., PABLOS, J. M. Estudos de Casos em Fachadas Revestidas com Cerâmicas. Cerâmica Industrial. São Paulo, n. 5-6, p. 15-30, Set/Dez. 2010.

CAMPANTE, Edmilson Freitas; SABBATINI, Fernando Henrique. Metodologia de Diagnóstico, Recuperação e Prevenção de Manifestações Patológicas em Revestimentos de Fachada. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP. São Paulo, BT, PCC, 301. 2001.

RESENDE, Maurício Marques; BARROS, Mércia M.S.B.; MEDEIROS, Jonas Silvestre. A Influência da Manutenção na Durabilidade dos Revestimentos de Fachada de Edifícios. ResearchGate. São Paulo. 2000.

FIESS, Julio Ricardo F.; OLIVEIRA, Luciana Alves; BIANCHI, Alessandra C.; THOMAZ, Ercio. Causas da Ocorrência de Manifestações Patológicas em Conjuntos Habitacionais do Estado de São Paulo. I Conferência Latino-Americana de Construção Sustentável. X Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, claCS’04, ENTAC’04. São Paulo, 2004.

PADILHA, Marcos; AYRES, Giovanni; LIRA, Raphaele; JORGE, Daniel; MEIRA, Gibson. Levantamento Quantitativo das Patologias em Revestimentos Cerâmicos em Fachadas de Edificações Verticais na Cidade de João Pessoa – PB. II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, CONNEPI, 2007. João Pessoa, 2007.

SILVA, Angelo Just da Costa. Método Para Gestão das Atividades de Manutenção de Revestimentos de Fachada. Tese (Doutorado em Engenharia Civil). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.

CHAVES, Ana Margarida Vaz Alves. Patologia e Reabilitação em Revestimentos de Fachada. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Minho: Universidade do Minho, 2009.

ANTUNES, Giselle Reis. Estudo de Manifestações Patologicas em Revestimentos de Fachada em Brasília – Sistematização da Incidência de Casos. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil). Brasília: Universidade de Brasília, 2010.

FREITAS, Juliana Gomes. A Influência das Condições Climáticas na Durabilidade dos Revestimentos de Fachada: Estudo de Caso na Cidade de Goiânia - GO. Dissertação (Mestrado em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil). Goiânia: Universidade de Goiás, 2012.

JUNGINGER, Max. Rejuntamento de Revestimento Cerâmicos: A Influência das Juntas de Assentamento na Estabilidade de Painéis. Dissertação (Mestrado em Engenharia). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003.

SEGAT, Gustavo Tramontina. Manifestações Patológicas Observadas em Revestimentos de Argamassas: Estudo de Caso em Conjunto Habitacional Popular na Cidade de Caxias do Sul (RS). Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Engenharia). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

SILVA, Armando Felipe. Manifestações Patológicas em Fachadas com Revestimentos Argamassados. Estudo de Caso em Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.

PEZZATO, Leila Maria. Patologias no Sistema Revestimento Cerâmico: Um Estudo de Casos em Fachadas. Dissertação (Mestre em Arquitetura e Urbanismo). São Carlos: Universidade de São Paulo, 2010.

Downloads

Publicado

2023-04-16

Como Citar

Nascimento, H. M. da S., & Amaral, D. C. do. (2023). Manifestações patológicas em revestimentos cerâmicos de fachada na cidade de Itabira/MG. Revista Engenharia De Interesse Social, 8(10), 72–86. https://doi.org/10.36704/25256041/reis.v8i10.6926