ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS: DIALOGANDO, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL, UMA EXPERIÊNCIA NA UNESP/FRANCA.

Autores

  • MARLEY BORGES Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências Humanas e Sociais- Câmpus de Franca
  • Dagoberto José Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8006

Palavras-chave:

Administração Pública. Ergologia. Gestão de Pessoas. Representação Social. Servidor Público.

Resumo

O presente artigo objetivo analisar e refletir a experiência da disciplina “Relações Étnico-Raciais na Sociedade Capitalista - no Brasil”, oferecida em caráter optativo e multidisciplinar a graduandos e pós-graduandos do programa de Serviço Social na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais-Unesp/Franca, realizado no primeiro semestre de 2023, nos períodos matutino e noturno. O conjunto de aulas não esteve centrado apenas aos discentes, considerando que, o repertório curricular debatido na disciplina também alcançou docentes da educação em duas escolas estaduais da periferia no município de Franca SP. Paralelamente, agregou outras áreas e atuações profissionais, observado a partir dos assistentes sociais e duas unidades do CRAS. Este trabalho se justifica ao trazer a importância de discussões e reflexões críticas sobre a temática das relações étnico-raciais nas universidades enquanto formadoras de profissionais da assistência social e da necessidade do diálogo com a educação para levar até o público assistido pelas políticas públicas de assistência social o conhecimento dos seus direitos. considerando que cidadania e luta por direitos também se aprende na educação básica. Para alcançarmos os objetivos propostos, trilhamos um caminho metodológico, com abordagem qualitativa em Ciências Humanas, transitando por referências bibliográficas que nos propicia pensarmos as temáticas raciais para além das teorias eurocêntricas; sites governamentais e pesquisadores que discutem estas temáticas. Igualmente relevantes, os resultados obtidos vislumbraram trocas de saberes entre instituições, quais sejam: escolas parceiras e as unidades dos CRAS, que participaram da disciplina.

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

BORGES, M., & Fonseca, D. J. (2023). ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS: DIALOGANDO, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL, UMA EXPERIÊNCIA NA UNESP/FRANCA. Perspectivas Em Políticas Públicas, 16(32), 114–131. https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8006