ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS: DIALOGANDO, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL, UMA EXPERIÊNCIA NA UNESP/FRANCA.
DOI:
https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8006Palavras-chave:
Administração Pública. Ergologia. Gestão de Pessoas. Representação Social. Servidor Público.Resumo
O presente artigo objetivo analisar e refletir a experiência da disciplina “Relações Étnico-Raciais na Sociedade Capitalista - no Brasil”, oferecida em caráter optativo e multidisciplinar a graduandos e pós-graduandos do programa de Serviço Social na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais-Unesp/Franca, realizado no primeiro semestre de 2023, nos períodos matutino e noturno. O conjunto de aulas não esteve centrado apenas aos discentes, considerando que, o repertório curricular debatido na disciplina também alcançou docentes da educação em duas escolas estaduais da periferia no município de Franca SP. Paralelamente, agregou outras áreas e atuações profissionais, observado a partir dos assistentes sociais e duas unidades do CRAS. Este trabalho se justifica ao trazer a importância de discussões e reflexões críticas sobre a temática das relações étnico-raciais nas universidades enquanto formadoras de profissionais da assistência social e da necessidade do diálogo com a educação para levar até o público assistido pelas políticas públicas de assistência social o conhecimento dos seus direitos. considerando que cidadania e luta por direitos também se aprende na educação básica. Para alcançarmos os objetivos propostos, trilhamos um caminho metodológico, com abordagem qualitativa em Ciências Humanas, transitando por referências bibliográficas que nos propicia pensarmos as temáticas raciais para além das teorias eurocêntricas; sites governamentais e pesquisadores que discutem estas temáticas. Igualmente relevantes, os resultados obtidos vislumbraram trocas de saberes entre instituições, quais sejam: escolas parceiras e as unidades dos CRAS, que participaram da disciplina.
Referências
BORGES, Marley de Fátima, Morais. O Ensino de História, Cultura Africana e Afro-Brasileira na Perspectiva da Lei Nº 10.639/2003: análise de políticas públicas na EE. Prof. Hélio Palermo, cidade de Franca SP. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Planejamento e Analise de Políticas Públicas, Unesp/ Franca, 2016.
BRASIL. Lei nº 10.639, 09 de janeiro de 2003. Inclui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da rede de ensino. Diário Oficial da União. Brasília-DF, 10 jan. 2003, seção 1, p. 1. Disponívelem: ttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 20 de jan. 2022
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Especial de Políticas da promoção da Igualdade Social. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: Ministério da Educação, 2004. Disponível em:https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-diversas/temas-interdisciplinares/diretrizes-curriculares-nacionais-para-a-educacao-das-relacoes-etnico-raciais-e-para-o-ensino-de-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-africana. Acesso em: 20 de jan. 2022
Evaristo, Conceição (2017). Becos da Memória. 200p. Rio de Janeiro: Pallas.
FANON, Franz. Pele Negra, Mascaras Brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FONSECA, Dagoberto José. África e o Brasil Afro-brasileiro: História, Ciência e Arte. Publicação Trilhas Negras e Indígenas, São Paulo, 2008.
GONZALEZ, Lélia. A Categoria Político-cultural de Amefricanidade. In: Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, n. 92/93, jan/jun. 1988b, p. 69-82.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEORAFIA E ESTATISTICA(IBGE). Desigualdades Sociais por cor ou raça no Brasil, 2019. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18319-cor-ou-raca.html. Acesso em: 10 de nov. 2021.
LESSA, Luciana Falcão. Contribuições para uma abordagem Multidisciplinar de Gênero e de Raça. Revista Transversos. Rio de Janeiro, n. 20, dez.2020.
MINAYO, Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidelidade. Revista Ciências & Saúde Coletiva, 17(3):621, 2012.
REBOUÇAS, André. A Democracia Rural do Abolicionista publicado: 20/03/2022 15h13, última modificação: 24/03/2022 12h32 Instituto Brasileiro de Museus, Museu da Abolição.
ROCHA, Luiz Carlos Paixão. Políticas Afirmativas e Educação: A Lei 10.639/03 No Contexto das Políticas Educacionais no Brasil Contemporâneo. Dissertação (mestrado em educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.
SOUZA. N. Santos. Tornar-se Negro. Rio de Janeiro: Zahar, 2021
SANTOS, P. B & SANTOS, L. G & SANTOS, W. Carta prova que princesa Isabel tinha um projeto progressista para o Brasil. Projeto Detecta, 2021. Disponível em:https://cliohistoriaeliteratura.com/2021/05/19/carta-prova-que-a-princesa-isabel-tinha-um-projeto-progressista-para-o-brasil/. Acesso em 10 de set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Visto que o periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, ao submeter o artigo para esta revista os autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores declaram ser o texto inédito e livre de plágio, respeitando-se os direitos de outros pesquisadores.
b) O envio de artigos é voluntário e a aceitação dos textos implica automaticamente a cessão dos direitos autorais relativos ao trabalho.
c) Os autores também declaram que o artigo não está sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, devem justificar-se em "Comentários ao editor". Excepcionalmente poderão ser recebidos textos já publicados quando: for tradução de artigo relevante para o português; se houver alguma chamada pública para vinculada ao periódico fast-track.
d) Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
DECLARACIÓN DE DERECHOS DE AUTOR
Dado que la revista ofrece acceso gratuito e inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que hacer que el conocimiento científico esté disponible gratuitamente para el público proporciona una mayor democratización mundial del conocimiento, al enviar el artículo a esta revista, los autores aceptan los siguientes términos:
a) Los autores declaran que el texto es nuevo y libre de plagio, respetando los derechos de
otros investigadores.
b) La presentación de artículos es voluntaria y la aceptación de los textos implica automáticamente la asignación de derechos de autor relacionados con el trabajo.
c) Los autores también declaran que el artículo no está siendo evaluado para su publicación por otra revista; de lo contrario, deben justificarse en "Comentarios al editor".
Excepcionalmente, los textos ya publicados pueden recibirse cuando: es una traducción de un artículo relevante al portugués; si hay alguna llamada pública para vincularse a la publicación de vía rápida.
d) Las afirmaciones, opiniones y conceptos expresados en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores.
COPYRIGHT STATEMENT
Since the Journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge, by submitting the article the authors agree with the following terms:
a) The authors declare that the text is new and free of plagiarism, respecting the rights of other researchers.
b) The submission of articles is voluntary and the acceptance of the texts automatically implies the assignment of copyright related to the work.
c) The authors also declare that the article is not being evaluated for publication by another Journal; otherwise, they must be justified in "Comments to the editor". Exceptionally, texts already published may be received when: it is a translation of a relevant article into Portuguese; if there is any public call for linked to the fast-track periodical.
d) Affirmations, opinions and concepts expressed in the articles are the sole responsibility of the authors.