ALÉM DA INCLUSÃO
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROMOVER A IGUALDADE “RACIAL” NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8007Palavras-chave:
Igualdade racial; Educação inclusiva; Desafios educacionais.Resumo
Este artigo aborda os desafios e possibilidades para a promoção da igualdade racial na educação, com foco nos estudantes negros. Reconhecendo a importância da escola na construção de uma sociedade mais equitativa, o texto explora os avanços conquistados através de leis e políticas públicas. Apesar dos progressos, ainda persistem desafios, como a abordagem pontual da temática étnica e “racial” nas instituições e a falta de representatividade para as crianças negras na Educação Infantil. Temos como objetivo estimular reflexões críticas sobre as desigualdades educacionais e o racismo estrutural, embasadas na teoria crítica de Theodor Adorno e Frantz Fanon. Buscamos também promover uma educação inclusiva e equitativa, valorizando a diversidade cultural do Brasil e superando estigmas e preconceitos arraigados. Os resultados sinalizam que para construir uma educação antirracista e inclusiva, é necessário capacitar os profissionais da educação, promover um currículo inclusivo e valorizar a diversidade cultural desde a infância. Concluímos que a participação dos movimentos sociais é fundamental nesse processo e a superação dos desafios requer o engajamento de toda a sociedade, visando uma sociedade mais justa e igualitária, em que a educação seja uma ferramenta de emancipação e transformação.
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