ALÉM DA INCLUSÃO

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROMOVER A IGUALDADE “RACIAL” NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autori

  • christian muleka mwewa universidade federal de mato grosso do sul
  • Jheniffer Leticia Aparecida Moraes Cavassani Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPTL
  • Cintia Medeiros Robles Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8007

Parole chiave:

Igualdade racial; Educação inclusiva; Desafios educacionais.

Abstract

Este artigo aborda os desafios e possibilidades para a promoção da igualdade racial na educação, com foco nos estudantes negros. Reconhecendo a importância da escola na construção de uma sociedade mais equitativa, o texto explora os avanços conquistados através de leis e políticas públicas. Apesar dos progressos, ainda persistem desafios, como a abordagem pontual da temática étnica e “racial” nas instituições e a falta de representatividade para as crianças negras na Educação Infantil. Temos como objetivo estimular reflexões críticas sobre as desigualdades educacionais e o racismo estrutural, embasadas na teoria crítica de Theodor Adorno e Frantz Fanon. Buscamos também promover uma educação inclusiva e equitativa, valorizando a diversidade cultural do Brasil e superando estigmas e preconceitos arraigados. Os resultados sinalizam que para construir uma educação antirracista e inclusiva, é necessário capacitar os profissionais da educação, promover um currículo inclusivo e valorizar a diversidade cultural desde a infância. Concluímos que a participação dos movimentos sociais é fundamental nesse processo e a superação dos desafios requer o engajamento de toda a sociedade, visando uma sociedade mais justa e igualitária, em que a educação seja uma ferramenta de emancipação e transformação.

Biografie autore

Jheniffer Leticia Aparecida Moraes Cavassani, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPTL

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Cintia Medeiros Robles Aguiar

Mestre em Educação (UFMS/2020), Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (NOVOESTE/2021) e em História e Cultura Afro-brasileira (FBMG/2019), Licenciada em Pedagogia (UFMS/2018) e Técnica em Recursos Humanos (eixo: gestão e negócios) (CEEP Widal Roma/2014). É professora da Educação Básica (2020-Atual), Professora formadora do Projeto Qualifica Mulher (IFPB) (2022-Atual), discente do curso de Doutorado em Educação (PPGEdu/FAED/UFMS) (2021-Atual) e da Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (IFES) (2022-Atual) e membro do Grupo de Pesquisas Formação e Cultura na Sociedade Contemporânea - (EduForp/CNPq) (2022-Atual). Foi professora do Normal Médio (SED/MS-2020), Estagiária na Educação Infantil (SEMED-CG/2014-2016), bolsista Iniciação Científica PIBIC-AF/CNPq/UFMS (2015/2016)/(2016/2017) e Bolsista DS CAPES nível Mestrado (2018-2020). ORCID: 0000-0002-9177-9122.

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Pubblicato

2023-11-30

Come citare

muleka mwewa, christian, Leticia Aparecida Moraes Cavassani, J., & Medeiros Robles Aguiar, C. (2023). ALÉM DA INCLUSÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROMOVER A IGUALDADE “RACIAL” NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Perspectivas Em Políticas Públicas, 16(32), 132–141. https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8007