ESCREVIVÊNCIAS DE DUAS MULHERES, MÃES, LÉSBICAS DE RELACIONAMENTO INTERRACIAL E ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UEMG

Autores

  • Otavio Henrique Ferreira da Silva UFMG
  • Ana Carolina Marques Reis
  • Rayane Kênia Marques Reis

DOI:

https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8180

Palavras-chave:

Escrevivência, Relacionamento Interracial, Maternidade, Estudantes Universitárias

Resumo

O objetivo deste texto é escrevivenciar a trajetória de duas mulheres, mães LGBTQIAPN+ de relacionamento interracial, apresentando as demandas sociais em que estão sujeitas na formação universitária e na vida profissional. Utilizaremos da metodologia escrevivência a fim de tentar visibilizar nossas trajetórias em interface com a educação, tomando como referência Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus, autoras negras fundamentais para a cosmovisão do pensamento que aqui conflui. De uma forma geral, este artigo torna-se uma espaço importante para contarmos nossa trajetória enquanto atores sociais de nossas próprias vidas, perpassando pelos desafios que enfrentamos e situações onde ninguém acreditou que seríamos capazes de chegar. Mesmo diante de uma sociedade racista e homofóbica, estamos burlando as estatísticas e trilhando um caminho honroso. Muitas coisas aconteceram para chegarmos até aqui, mas acreditamos e estamos empenhando ao máximo para poder de forma honrosa chegar ao nosso maior objetivo enquanto mães, mulheres, educadoras. Esperamos que nossas histórias aqui escrevivenciadas, se tornem fonte de inspiração para muitas outras pessoas.

Biografia do Autor

Otavio Henrique Ferreira da Silva, UFMG

Doutor e mestre em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, licenciado em pedagogia pela Universidade de Uberaba e em matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, bacharel em administração pela Faculdade Pitágoras de Betim. É professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, no Departamento de Educação, Campus Helena Antipoff - Ibirité/MG e professor e coordenador do Mestrado em Segurança Pública e Cidadania - Faculdade de Políticas Públicas - FaPPGeN/UEMG. Líder dos grupos de estudos e pesquisas "Infâncias, Matemáticas e Relações Étnico-Raciais" - IMERER/CNPq e "Grupo de Estudos Periféricos" - GEP. Pesquisa, ministra aulas e cursos sobre os temas: "educação infantil", "Infância", "periferia", "educação para as relações étnico-raciais", "decolonialidade", "contracolonialidade", "emancipação", "gestão democrática", "cidadania", "democracia", "formação de professores", "o legado de Paulo Freire" e "etnomatemática". Filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED e à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ/UEMG. E-mails: hotaferreira@gmail.com ou otavio.silva@uemg.brs e artigos sobre a área da educação no Brasil. 

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Ferreira da Silva, O. H., Marques Reis, A. C., & Marques Reis, R. K. (2023). ESCREVIVÊNCIAS DE DUAS MULHERES, MÃES, LÉSBICAS DE RELACIONAMENTO INTERRACIAL E ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UEMG. Perspectivas Em Políticas Públicas, 16(32), 53–87. https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8180