A METODOLOGIA DO TEATRO DO OPRIMIDO E A IMAGEM INSERIDO NO CONTEXTO DO ENSINO DE ARTE

Autores

  • Samara Vilaça Xavier Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Ao considerar a proposta de inserção da metodologia do Teatro do Oprimido no ensino em Teatro no contexto escolar, esta pesquisa se volta para a abordagem do Teatro enquanto conteúdo do componente curricular Arte. Pela combinação dos conhecimentos em Arte e Pedagogia propõe-se a utilização das técnicas desenvolvidas por Augusto Boal como cerne do trabalho. Analisa-se a hipótese de que o Teatro do Oprimido pode ser uma forma viável de ensino em Teatro por permitir uma maior aproximação entre o fazer artístico, a imagem e a realidade dos alunos. Há a oportunidade em acolher os relatos de experiência adquiridos pela vivência cultural e social dos envolvidos de forma a transformá-los em imagens.

Biografia do Autor

Samara Vilaça Xavier, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto-MG, especialista em Metodologia do Ensino de Arte pela Unicesumar e e mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de Arte na SEE-MG.

Downloads

Publicado

2020-04-20

Como Citar

Xavier, S. V. (2020). A METODOLOGIA DO TEATRO DO OPRIMIDO E A IMAGEM INSERIDO NO CONTEXTO DO ENSINO DE ARTE. SCIAS - Arte Educação, 6(2), 24–44. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4381