Dimensões estratégicas no ensino do desenho para a formação em design e artes visuais na contemporaneidade

Autores

  • Constança Pignateli de Sousa Vasconcelos Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Através duma abordagem reflexiva da prática pedagógica, interpela-se o desenho no conjunto das práticas artísticas contemporâneas, nas conceções e métodos de ensino atual, bem como nas necessidades sociais e pesssoais fundamentais ao exercício profissional no campo das artes, através do enfoque em dimensões estratégicas do desenho aqui nomeadas como: percetiva, concetual, experimental e processual. Estas dimensões funcionam interativamente e o desenho nesta concetualização é entendido no “campo expandido”, interagindo com diferentes áreas, em cruzamentos interdisciplinares.

Exemplos da prática documentam esta abordagem relevante no ensino do desenho hoje, por ter em conta as caraterísticas das sociedades pósmodernas e as próprias potencialidades do desenho na produção cultural contemporânea. Pretende-se que a atividade educativa desenvolvida no âmbito do desenho e formação artística, seja mediadora e facilitadora de aprendizagens e estratégias, promovendo, acima de tudo, experiências de compreensão, interpretação, expressão e comunicação na área da produção visual.

Biografia do Autor

Constança Pignateli de Sousa Vasconcelos, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

PhD Salford- Reino UnidoProfessora Associada da ULHT (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias)ECATI (Escola de Comunicação, Artes, Arquitetura e Tecnologias de InformaçãoDesignDiretora do Mestrados em Ensino das ArtesInvestigadora do CICANT

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Publicado

2014-04-16

Como Citar

Vasconcelos, C. P. de S. (2014). Dimensões estratégicas no ensino do desenho para a formação em design e artes visuais na contemporaneidade. SCIAS - Arte Educação, 2(02), 17–37. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/470