NARRATIVAS DO ESPAÇO
práticas fotográficas educomunicativas
Palavras-chave:
educomunicação, identidade cultural, gentrificação, fotografia, sustentabilidade.Resumo
O objetivo do presente artigo é discorrer sobre as vivências fotográficas educomunicativas desenvolvidas com uma
turma de secundaristas do município de Tiradentes, Minas Gerais. Estas ações compuseram a metodologia de pesquisa
da dissertação desenvolvida no Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes,
Urbanidades, Sustentabilidade (PIPAUS), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), intitulada A
identidade da população local de Tiradentes/MG frente ao processo de gentrificação. Os dados resultantes foram
registrados na pesquisa mencionada. Sendo assim, apresentamos as práticas educomunicativas que destacam
elementos conceituais das áreas das artes, das urbanidades e da sustentabilidade que constituem a técnica de coleta de
dados empregada; a análise dos dados foi respaldada pela revisão de literatura dos conceitos de gentrificação,
educomunicação, identidade cultural e fotografia, plataforma conceitual da referida dissertação.
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