NARRATIVAS DO ESPAÇO

práticas fotográficas educomunicativas

Autores

  • Silvia Cristina dos Reis
  • Filomena Maria Avelina Bomfim Universidade Federal de São João del-Rei
  • Luciana Beatriz Chagas

Palavras-chave:

educomunicação, identidade cultural, gentrificação, fotografia, sustentabilidade.

Resumo

O objetivo do presente artigo é discorrer sobre as vivências fotográficas educomunicativas desenvolvidas com uma
turma de secundaristas do município de Tiradentes, Minas Gerais. Estas ações compuseram a metodologia de pesquisa
da dissertação desenvolvida no Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes,
Urbanidades, Sustentabilidade (PIPAUS), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), intitulada A
identidade da população local de Tiradentes/MG frente ao processo de gentrificação. Os dados resultantes foram
registrados na pesquisa mencionada. Sendo assim, apresentamos as práticas educomunicativas que destacam
elementos conceituais das áreas das artes, das urbanidades e da sustentabilidade que constituem a técnica de coleta de
dados empregada; a análise dos dados foi respaldada pela revisão de literatura dos conceitos de gentrificação,
educomunicação, identidade cultural e fotografia, plataforma conceitual da referida dissertação.

Biografia do Autor

Silvia Cristina dos Reis

Possui graduação em Letras /licenciatura (2010) e Comunicação Social /habilitação jornalismo (2017) pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), mestrado em artes, urbanidades e sustentabilidade pelo Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade(2020) pela UFSJ. Atuou como bolsista de Iniciação Cientifica do CNPq, e Programa de Extensão VAN-Educomunicativa da UFSJ. É membro do Grupo de Estudos & Pesquisas em Educomunicação (GEPEducomufsj), certificado pelo CNPq.Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: educomunicação, cidadania, fotografia.

Filomena Maria Avelina Bomfim, Universidade Federal de São João del-Rei

É professora do Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades & Sustentabilidade (PIPAUS), da UFSJ, coordenado pelo Prof. Dr. Adilson Roberto Siqueira. Possui graduação em Comunicação Social /Habilitação Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1979), mestrado no Graduate Centre For Journalism - City University, Londres(1992), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Em julho de 2007, concluiu sua primeira pesquisa pós-doutoral no McLuhan Program in Culture and Technology (MPCT), na Universidade de Toronto (CANADA), sob a orientação do Prof. Dr. Derrick de Kerckhove. Como pós-doutora na área de Comunicação, Cultura e Tecnologia, a pesquisadora, especializou-se na avaliação da relevância do legado teórico de Herbert Marshall McLuhan na Academia Brasileira na atualidade. Foi professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) de fevereiro de 1993 até dezembro de 2008, quando foi aprovada no Concurso Publico (CPD 089/2008) para provimento do cargo de docente do magistério superior, Classe Adjunto, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), para o curso de Comunicação Social-Jornalismo. Entretanto, a vinculação ao PIPAUS, aliada `a realização de projetos de extensão voltados para a utilização dos meios de comunicação em escolas da rede pública de ensino, tem direcionado os trabalhos para o campo da Educomunicação. Por isso, é responsável por essa disciplina no Curso de Comunicação Social - Jornalismo e no curso de especialização Mídias na Educação, organizado pelo Núcleo de Ensino à Distância (NEAD), da UFSJ. Além disso, é líder do Grupo de Estudos & Pesquisas em Educomunicação (GEPEducomufsj), certificado pelo CNPq. Em 2017, finalizou sua segunda pesquisa pós-doutoral na Escola de Comunicação & Artes, da Universidade de São Paulo (ECA/USP), sob a supervisão do Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares.

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Publicado

2021-08-18

Como Citar

dos Reis, S. C., Bomfim, F. M. A., & Beatriz Chagas, L. (2021). NARRATIVAS DO ESPAÇO : práticas fotográficas educomunicativas. SCIAS - Arte Educação, 9(1), 05–28. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4834